O presente artigo aborda acerca da aproximação entre as intencionalidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC) para a formação docente, trazendo referencia a pratica do professor, enquanto parte integrada da tríade ação/reflexão/ação no fazer metodológico para desenvolver competências na atuação docente. Tem como objetivo relatar as intenções do PIBID dialogando com o PPC da Universidade do Estado do Rio Grande da Norte (UERN), no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), na Cidade de Assú-Rn para a construção docente em formação inicial de forma a compreender as intencionalidades de cada um para a sua identidade profissional como acadêmicos do Curso de Pedagogia. Para a organização de nosso aporte teórico buscamos algumas concepções epistemológicas em, VEIGA (2008), TARDIFF (2002), FREIRE (1996). Na nossa base metodológica optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa, onde fizemos analise nos documentos legais da Portaria 217/2010 Capes e o PPC/UERN/Assú-RN. Com base nas práticas pedagógicas desenvolvidas tanto no PIBID quanto no próprio curso de pedagogia, vimos que ocasionam um aperfeiçoamento inicial à formação do professor, sendo que o PIBID vem nos proporcionando ao longo de sua atuação bases formadoras que nos remete a uma sustentação de uma prática inovadora, levando esses iniciantes a docência a busca por uma capacitação/formação instigando o aprimoramento desse profissional em graduação.