Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo é resultado do trabalho desenvolvido pelas bolsistas do PIBID-UEPB em uma escola pública do município de GUARABIRA-PB. O referente trabalho levou à prática pedagógica, na sala do 3º ano do ensino fundamental, no uso da literatura de cordel como recurso metodológico, tendo como foco o aperfeiçoamento do processo de aquisição da escrita e leitura dos educandos. Considerando que este é um gênero literário que se constitui em um campo de conhecimento em permanente mudança vinculado à educação popular, os objetivos deste trabalho foram: a) inserir a literatura de cordel como uma ferramenta para a superação das dificuldades de aprendizagens dos educando principalmente no tocante a escrita e a leitura e b) promover a valorização e o resgate desse elemento da cultura nordestina. A fundamentação teórica tomou por base as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Direitos da Aprendizagem organizados pelo MEC, Celso Vasconcellos, Renato Campos e Fernandes. Dessa forma tomamos como pressuposto a própria realidade dos educandos tornando a aprendizagem mais significativa e o ensino mais dinâmico e motivador. O trabalho foi desenvolvido a partir de aulas-oficinas de cordel com palestras, círculos de diálogos, leitura coletiva de cordéis, vídeos e etc. Sabemos que a literatura de cordel constitui como um dos elementos inestimável para a formação da identidade do povo brasileiro e das tradições literárias regionais, contribuindo para a manutenção do folclore brasileiro, além de disseminar hábitos de leitura e na luta contra o analfabetismo. A tipologia de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, elevam a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor didático e educativo.Sendo assim a inserção da literatura de cordel como recurso metodológico na sala de aula que visa favorecer não apenas o desenvolvimento do processo de apropriação da escrita e da leitura, mas a construção e ressignificação de novos conhecimentos em diversas áreas.

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