Neste trabalho discutiremos uma experiência com o conto Jesus de Miguel Torga escrito em 1940, que se encontra no livro Bichos, uma obra muito apreciada por estudiosos da literatura e por diversos leitores. Na finalidade de desenvolver habilidades linguísticas em alunos da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Pedro Targino da Costa Moreira em Cacimba de Dentro. Realizamos na turma aulas expositivas-dialogadas e atividades que desenvolveram a competência comunicativa e discursiva, e, é através da literatura que tentamos despertar essas habilidades que infelizmente não condiz com a atual realidade do alunado. No conto Jesus o autor de uma maneira rude, direciona o leitor para histórias da Bíblia, ele utiliza do espaço físico para encaminhar os leitores a essa relação. As atividades foram realizadas durante as aulas de LP a fim de acrescentar sentido às interpretações dos textos literários, a estrutura do conto, as diferenças entre os gêneros literários e a abordagem das relações entre forma e conteúdo com a proposta de leitura, escrita e oralidade, não somente nas aulas de LP, mas nas diversas disciplinas escolares, construindo um trabalho interdisciplinar. Fundamentados em aportes teóricos específicos para o ensino de Língua Portuguesa como os (PCN’s,1997), (Candido,2007), (Gotlib,1998), entre outros, coletamos dados bibliográficos e de campo para comprovar a eficácia dessa prática em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos a partir dessa prática desempenharam um melhor trabalho e interesse pela leitura, escrita e oralidade. Por meio da literatura conseguimos desenvolver todos os objetivos propostos nos planos de aula e aos poucos os alunos foram melhorando o seu crescimento intelectual, tornando-se um ser mais pensante e crítico.