O presente trabalho sobre o ensino da leitura e da escrita como instrumento de reflexão para a transformação social tem por objetivo auxiliar o professor nas práticas de leitura com os alunos do Ensino Fundamental I. Esta necessidade surge pelo fato de que muitos dos nossos alunos são apenas alfabetizados, ou seja, tem o conhecimento dos códigos e desenvolvimento da habilidade de ler e escrever, mas conhecer as letras não é o suficiente para interpretar o meio no qual eles estão inseridos. Para tanto, o letramento requer que se faça a interpretação da cultura, que se tenha a compreensão diante de fatos ocorridos nos textos lidos. Partindo da perspectiva que aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la, no contexto sócio interacionista teremos as práticas da leitura como importante agente de transformação do sujeito, como falante competente de sua língua materna. (FREIRE, 2001). Todas as atividades de leitura contribuem diretamente para a ampliação do repertório linguístico. É fundamental que a escola seja um local onde os alunos vivenciem diferentes situações de leitura. A alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, porém, são interdependentes e indissociáveis, pois uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada ou ser letrada e não ser alfabetizada. (SOARES, 2003).No processo de aquisição da leitura e escrita, devem ser consideradas as diversas áreas do conhecimento como a psicologia, a linguística, a história, a cultura e as sociedades em geral. O alfabetizando deve ser levado em consideração em todos esses aspectos, uma vez que esses fatores influenciam e muito, no processo de aprendizagem. (LIRA, 2009).