GUEDES, Valéria Barbosa et al.. Desenvolvimento escolar: desafios para o educador. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7073>. Acesso em: 13/11/2024 04:40
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa que está sendo realizada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), sobre alguns aspectos que interferem no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 4º ano da rede publica de Campinha Grande - PB. Essa pesquisa teve inicio em Março de 2014. Com o desenvolvimento desta pesquisa, compreendemos que as famílias juntamente com a instituição escolar têm um papel fundamental no processo escolar dos alunos, sendo assim, precisam trabalhar em parceria, com o intuito de educar de forma significativa para que os alunos se interessem pelos estudos. No entanto, a partir de nossas observações, percebemos que a escola está cumprindo com o papel de proporcionar um ensino favorável, adequado e significativo para os alunos, mas as famílias desses educandos não estão contribuindo suficientemente com esse processo para que os mesmos tenham um bom desempenho escolar. Tomamos como exemplo disso as tarefas que os alunos levam para suas respectivas casas que voltam no dia seguinte sem terem sido respondidas, além disso, raramente levam o livro didático para um melhor acompanhamento das aulas. Essa é uma grande preocupação que acarreta diversos aspectos negativos tanto para os alunos quanto para o educador. Diante dessas dificuldades, como o educador irá proporcionar um ensino de qualidade, se grande parte dos alunos não acompanham o nível das atividades propostas para cada ano de estudo? Por isso que muitos alunos desistem antes mesmo de ingressarem em uma instituição superior, pois não são estimulados durante o ensino básico. Quando conseguem ingressar no ensino superior encontram diversas dificuldades em assimilar e compreender diferentes metodologias das quais não foram proporcionadas anteriormente. Sobre o levantamento desses dados, obtivemos uma entrevista semi-estruturada com uma educadora do 4º ano, à qual confirmou nossas hipóteses a respeito de nossa observação in loco.