SILVA, Thialy Thais Da. Sala de recursos multifuncionais. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7938>. Acesso em: 23/11/2024 19:15
Este Trabalho foi realizado a partir de uma experiência vivenciada em uma sala de Recursos Multifuncionais e busca mostrar a importância das mesmas e esclarecer dúvidas comuns de professores de salas regulares do ensino básico, sobre o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais, pois os mesmos muitas vezes pecam por falta de conhecimento, em saber, por exemplo, que há uma parceria entre o educador da sala regular e o da sala de recursos. Para isso foi realizada uma pesquisa em uma Escola Pública Municipal, na qual foram utilizados métodos pertinentes para se alcançar o objetivo desse trabalho. Percebe-se o quanto é difícil ainda, mesmo em tempos mais modernos, uma inteira inclusão social da pessoa portadora de deficiência, a escola pública tem traçado uma direção favorável para uma melhoria na educação inclusiva, porém ainda existem muitos direitos a serem inclusos para garantir na prática uma total liberdade. No entanto, enquanto isso não acontece cabe aos educadores tanto da Sala de Recursos Multifuncionais, como da sala regular a boa vontade e o interesse em dar o melhor para o desenvolvimento desses educandos de forma a fazer que os mesmos não se sintam excluídos nem diferentes dos outros na sala regular. Para isso veremos ao decorrer dessa pesquisa que a professora da escola em questão na Sala de Recursos Multifuncionais utiliza-se de várias técnicas, materiais e didática diferentes para cada especificidade apresentadas pelos alunos, e para isso os profissionais de educação também encontram muitos obstáculos, porém é preciso estratégias para enfrenta-los.