Este trabalho consiste na análise do projeto intitulado “Formação de Professores das Escolas do campo no município de Afonso Bezerra/RN com o uso de software livres”, executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, sob financiamento do Ministério das Comunicações (MC) e Secretaria de Inclusão Digital (SID). A metodologia consistiu na abordagem crítica das formas de mediação e uso das tecnologias para a aprendizagem. Como resultados, apontamos o crescente acesso dos professores ao computador, indicando que estão mais próximos da utilização desta ferramenta com finalidade educativa, muita embora ainda persistam resistências oriundas do desconhecimento desta tecnologia. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor(as) sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que seus educandos pesquisem e participem na comunidade, com autonomia. Durante o processo de formação pode-se perceber a carência dos docentes em relação ao uso das TIC. A maioria enfrenta resistência à aprendizagem para o uso por não querer enfrentar o insucesso que pode acontecer (dificuldades no processo de aprender) ou por desconhecimento dos benefícios do uso das ferramentas computacionais no meio educacional.