Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AFETIVIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor uma parte da pesquisa acerca das “Representações Sociais sobre afetividade das professoras da creche da UFPB”. Na perspectiva de compreender, através de revisão bibliográfica, qual a referência que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Política Nacional de Educação Infantil (2006) fazem aos termos “afetividade” e “afetivo/a”, nos propomos a analisar os referidos documentos acerca de qual a importância, em termos de vezes que é citado, a afetividade e os aspecto afetivos tem na formação de professores, já que no processo formativo deles, tais documentos são essenciais. Entendemos que, antes de coleta das representações, precisamos analisar como a afetividade é abordada nos documentos oficiais sobre Educação Infantil, pois os mesmos são fundamento teórico na formação dos professores que atuam com crianças até 3 anos. A análise mostrou com os termos são abordados prioritariamente em relação à visão integral da criança dotada de aspectos que devem ser vistos e atendidos de forma global e integrada.

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