A complexidade que caracteriza o mundo contemporâneo atinge sempre mais o fazer educacional, principalmente, o exercício docente. A atuação do professor não se restringe mais às atividades de sala de aula, nem estas seguem os mesmos modelos do passado. Hoje espera-se que o docente seja capaz de gerir competentemente atividades didático-pedagógicas intra e extra sala de aula (PERRENOUD, 2000). Pesquisas revelam que há consolidada ampla literatura que trata da formação docente, parte da qual defende que esta se dê apoiada na indissolubilidade entre teoria e da prática (PIMENTA, 2012). Contudo, isso não se vem revelando tão simples, apesar das muitas proposições. Nesse contexto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (CAPES), por meio do Departamento da Educação Básica (DEB), propõe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com o objetivo de articular, de forma permanente, a Educação Básica e o Ensino Superior, ampliando assim, as ações de políticas públicas voltadas à formação de professores (BRASIL, 2007). O objetivo destas ações é assegurar a melhoria da qualidade de ensino, promover a articulação entre teoria e prática, entre conhecimentos didáticos e científicos e reconhecer a escola como espaço de formação. Este trabalho objetiva discutir como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID articula tais questões com os desafios postos aos Cursos de Letras, ante o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, tomando como recorte o caso da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no período de janeiro de 2014 a agosto do mesmo ano. Caracteriza-se por ser um estudo analítico-descritivo, baseado em pesquisa documental e bibliográfica. Os dados são coletados em relatórios mensais de cinco alunos bolsistas que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa ante a garantia de observação a todos os princípios da pesquisa científica envolvendo seres humanos.