Este ensaio faz parte de um dos artigos elaborados durante nosso estágio pós doutoral na Universidade de Buenos Aires- UBA. Júlio Cortázar, sendo um autor do século XX e, portanto, um escritor moderno, ao tratar da relação existente entre os elementos ou fragmentos de um texto, passa muito tempo trabalhando a linguagem em seus limites e sua ressignificação causando um estranhamento nos leitores quando da atualização do mesmo. A narrativa fantástica utilizada por Cortázar neste conto é a literatura em abismo que consiste em colocar uma história dentro da história, uma narração secundária que de algum modo se funde e desenvolve a partir da ficção original, alternando os momentos de realidade com ficcionalidade. Dessa forma o texto narrativo fantástico, Las Babas Del diablo, convoca o leitor para o processo de montagem e construção do significado da obra de arte através do recurso de associações e recriação de significados. Diante disso objetivamos com este estudo analisar o conto Las babas Del diablo de Julio Cortázar identificar as características que configuram a narrativa em abismo para isso lancei mão das contribuições teóricas dos autores: Salles (1998-2006); Corbin (2008);Benjamin(1987); Chiampi (1983); Todorov (1981) e outros autores que se fizerem necessário. Partimos dos seguintes questionamentos: Como se dá a representação da Literatura em abismo no texto literário Las Babas del diablo? Que recorrências estão presentes no conto que o caracteriza como sendo pertencente ao gênero fantástico? Os resultados obtidos apontam para uma linguagem beirando as fronteiras entre linguagem e imagem, texto e o impacto que a obra causa no viés mais importante que é o ponto de vista do leitor com relação à obra de arte que está sendo lida e fruída.