No ensino de vocabulário de uma língua adicional, o professor pode planejar atividades que resultem, eventualmente, em uma aprendizagem do léxico ou desenvolver atividades que promovam intencionalmente a aprendizagem lexical. No primeiro caso, a compreensão de textos escritos e orais serviria a esse propósito, já que o objetivo do texto é a compreensão; enquanto que no segundo, atividades de manipulação e evocação da palavra, como jogos, repetições e identificação de nomes de objetos, por exemplo, cumpririam esse papel, pois o aprendiz está consciente de que está aprendendo palavras da outra língua. Para Plass e Jones (2005), a retenção de vocabulário tem resultados positivos quando a palavra é associada a uma imagem. Cabe ao professor escolher os recursos didáticos que facilitem a aprendizagem lexical de seus alunos. Este trabalho relata uma experiência com o uso de jogos no ensino de vocabulário em um curso de extensão espanhol para trabalhadores do comércio em Batalha- AL. O curso foi promovido pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL para falantes de português nordestino. Foram elaborados jogos com cartas, bingo, tiro ao alvo, etiquetas e figuras com vocabulário específico. Nesse curso, também foram utilizados vídeos que associam som, palavra escrita e imagem nas atividades de retenção de vocabulário. O léxico deve ser incorporado à bagagem conceitual do estudante de língua como conhecimento ativo (PLASS; JONES, 2005), para que ele consiga, no futuro, produzir palavras oralmente e por escrito, com rapidez.