O trabalho de pesquisa visa fazer um levantamento sobre as tendências de pesquisas produzidas na área do Ensino de Língua Espanhola - ELE. O objetivo é conhecer o que vem sendo pesquisado, em qual(s) região(s) do país, em qual(s) universidade(s), em qual(s) programa(s), em qual(s) linha(s) de pesquisa(s), além de analisar o tratamento dado a temática da variação linguística no processo de formação inicial e continuada. A nossa metodologia consiste na realização de um levantamento dos trabalhos produzidos, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Para estabelecer o nosso critério de análise, utilizamos como descritores - “Formação de professores” and “de língua espanhola” e “Formação de professores” and “variação linguística”. Os resultados mostram a necessidade de se criar-disponibilizar-compartilhar um banco de dados com todas as pesquisas produzidas na área, bem como investigar sobre as temáticas que envolvam o ensino da língua espanhola e sua(s) variedade(s) multicultural(is) linguística(s) do(s) espanhol(óis).