A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre o ensino de literatura. Nesse trabalho reflexivo, considera-se a literatura a partir das proposições teóricas de Antonio Cândido e Ailton Krenak, ou seja, como direito humano e como memória, respectivamente. Além disso, preconiza-se o valor estético da arte literária entendida não como mera ferramenta ou pretexto para o ensino de questões gramaticais, mas sim para buscar entender questões relativas ao uso da linguagem na expressão humana com o fim de representar a realidade e seu efeito comunicativo. É o caráter artístico, estético, da expressão humana e sua relação com a sociedade que professores e alunos podem apreender no trabalho com textos literários orais, escritos ou imagéticos, na medida em que os produtos literários trazem marcas históricas e sociais de tempo, espaço e sujeito. Com isso, entende-se que o ensino de literatura, e de literatura hispânica, mais especificamente, pode contribuir para a formação integral do sujeito, visto que lhe permite comparar a sociedade em que vive com outras, ampliando a compreensão do mundo em que vive, com suas peculiaridades, possibilitando-lhe também meios de expressar seus anseios e sonhos por meio da arte literária.