São muitas as metodologias, hoje, que prezam por um ensino diferenciado do modelo tradicional, entre elas estão as chamadas metodologias ativas. Estas metodologias colocam o aluno como centro do processo de aprendizagem e o fazem protagonistas na relação professor – aprendizagem – aluno, prezando pela premissa do “aprender a aprender”, uma das bases dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho se Justifica porque embora esteja em voga o apreço pelas metodologias não tradicionais, são, ainda, muitas escolas que fazem uso de metodologias passivas; justifica-se, também, a maneira offline porque muitos alunos e escolas não têm acesso à internet e o ensino remoto, na segunda década do século XXI, é prova disto. Nosso objetivo é colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem e de seu próprio saber. A metodologia deste trabalho se baseia em a apresentar algumas metodologias ativas sem o uso do meio virtual como PBL (Aprendizagem baseada em problemas), Jigsaw Classroom (sala de aula quebra-cabeças) e Rotação por Estações, com vistas ao ensino aprendizagem de língua espanhola, todas elas baseadas em um referencial teórico pertinente. Serão propostas tarefas de aprendizagem de espanhol com cada uma das metodologias ativas apresentadas. Este trabalho baseia-se, principalmente, em Moran e Bacich (2018), Araújo e Sastre (2009) e Mourão (2020). A conclusão que se chega é que as metodologias ativas impulsionam uma aprendizagem significativa, reflexiva e autônoma, longe do tradicionalismo das aulas de idiomas, o que favorece a formação de alunos críticos e protagonistas no seu processo de aprendizagem