COSTA, Gilmara Teixeira et al.. Escrita e alfabetização: repensando conceitos. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7247>. Acesso em: 27/12/2024 14:59
A alfabetização se configura como uma importante etapa na vida escolar da criança. Para compreender os conceitos vigentes sobre alfabetização e letramento, realizamos um estudo bibliográfico que se fundamentou em alguns teóricos: Cagliari (2001); Bizzoto, Freire (1996), Aroeira e Porto (2010) e Soares (2010). Este estudo teve como objetivo esclarecer estes conceitos, possibilitando ao educador um direcionamento teórico para sua prática pedagógica dentro da perspectiva de alfabetização como processo discursivo e dialógico do conhecimento. Este trabalho reflete sobre a necessidade do educador de está participando de estudos, pesquisas, formações continuadas e complementares que apresentem novas descobertas sobre alfabetização e letramento, apresentando também novas metodologias a serem aplicadas/desenvolvidas/construídas na sala de aula que proporcionem aos educandos uma alfabetização integrada formação cidadã consciente do uso social da leitura e da escrita nas sociedades letradas.