Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO

Palavra-chaves: PROFESSOR INICIANTE, DIFICULDADES DIDÁTICAS, SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Com a finalidade de discutir a formação dos professores brasileiros esse artigo traz alguns dados de uma pesquisa realizada no ano de 2013, na cidade de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida por Gomes (2014) e o tema abordado foi “as dificuldades didáticas dos professores iniciantes”. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores atuantes em salas de aulas do primeiro ciclo do ensino fundamental, nas redes públicas de ensino da capital paulista. No entanto, serão apresentados aqui, apenas os relatos de uma das professoras pesquisadas. A problemática que norteou a pesquisa foi a seguinte pergunta: quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes das séries iniciais do ensino fundamental no que se refere aos aspectos didáticos? A base teórica da pesquisa foi constituída por três autores; Huberman (1992), Bourdieu (1983) e Marin (2005). Foram utilizados na investigação sobre as dificuldades dos professores iniciantes apenas os conceitos referentes ao início da carreira forjados por Huberman (1992), sendo eles; os conceitos de descoberta e o choque da realidade. Dos estudos de Bourdieu foI utilizado o conceito de habitus. Enfim, para compreender as ações didáticas dos professores pesquisados, foram utilizados os estudos da área de Didática desenvolvidos por Marin (2005). O objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar as dificuldades dos professores na fase inicial de carreira, para o trabalho do ensino na sala de aula e suas possíveis estratégias para a superação das dificuldades desse período da carreira. Partindo dos resultados da pesquisa sobre os professores iniciantes objetivamos contribuir, mesmo que modestamente, para a discussão sobre a formação dos professores, considerando que compreender e analisar a realidade das salas de aulas das escolas públicas, e portanto, da ação pedagógica dos docentes, poderá auxiliar no pensamento e desenvolvimento da formação dos professores brasileiros.

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