Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIA DIGITAL – EXPERIÊNCIAS INICIAIS

Palavra-chaves: LABORATÓRIO, TECNOLOGIA, ETNOGRAFIA DIGITAL Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7439
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIA DIGITAL – EXPERIÊNCIAS INICIAIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte dos resultados do projeto “Laboratório de Etnografia Digital”. Esse espaço de aprendizagem e construção de conhecimento tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU) e coordenado pela Prof.ª Carmen Lúcia Guimarães de Mattos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UERJ) com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Através da pesquisa colaborativa de natureza etnográfica, participam do estudo, alunos e alunas, professores e professoras, gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, assim como alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo deste laboratório é ampliar e criar inovações pedagógicas na perspectivas dos sujeitos escolares envolvidos visando melhorias no processo de escolarização e avanço científico, convergindo para os processos educacionais aplicados ao Ensino Básico e Superior. Inicialmente foram realizadas melhorias no Laboratório de Etnografia e Educação, onde foram disponibilizados novos equipamentos e mobiliário a partir de aquisição feita através dos financiamentos de pesquisas anteriores (FAPERJ/CNPQ). Os alunos de ensino médio da escola pública participam periodicamente dos encontros realizados pelo grupo de pesquisa, frequentando os seminários e o laboratório, compartilhando e produzindo conhecimentos em parceria com alunos da graduação da UERJ, professores, mestres e doutores que compõem o netEDU. Na próxima etapa desse projeto a etnografia digital será usada para estudar a cultura digital do colégio, com intuito de investigar as interações dentro de sala de aula, a fim de se realizar um levantamento de dados para formulação e aplicação de inovações tecnológicas no contexto educacional. Alguns produtos que pretendemos desenvolver são: painel digital interativo para acompanhamento do processo de aprendizagem; podcasts para capacitação de professores; plataforma de dados sobre etnografia digital (TEJA).  Recomenda-se a atenção dos pesquisadores educacionais ao potencial criativo e inovador da etnografia digital para enfrentar as desigualdades e injustiças no sistema de ensino, particularmente em relação à necessidade de igualdade de acesso no contexto da inclusão digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, TECNOLOGIA, ETNOGRAFIA DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_05_08_2014_22_17_39_idinscrito_286_a5884358f8f03e88775d131d4b91febb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE MATOS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAUJO"
    "autor_email" => "drimatosaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7439
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIA DIGITAL – EXPERIÊNCIAS INICIAIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte dos resultados do projeto “Laboratório de Etnografia Digital”. Esse espaço de aprendizagem e construção de conhecimento tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU) e coordenado pela Prof.ª Carmen Lúcia Guimarães de Mattos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UERJ) com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Através da pesquisa colaborativa de natureza etnográfica, participam do estudo, alunos e alunas, professores e professoras, gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, assim como alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo deste laboratório é ampliar e criar inovações pedagógicas na perspectivas dos sujeitos escolares envolvidos visando melhorias no processo de escolarização e avanço científico, convergindo para os processos educacionais aplicados ao Ensino Básico e Superior. Inicialmente foram realizadas melhorias no Laboratório de Etnografia e Educação, onde foram disponibilizados novos equipamentos e mobiliário a partir de aquisição feita através dos financiamentos de pesquisas anteriores (FAPERJ/CNPQ). Os alunos de ensino médio da escola pública participam periodicamente dos encontros realizados pelo grupo de pesquisa, frequentando os seminários e o laboratório, compartilhando e produzindo conhecimentos em parceria com alunos da graduação da UERJ, professores, mestres e doutores que compõem o netEDU. Na próxima etapa desse projeto a etnografia digital será usada para estudar a cultura digital do colégio, com intuito de investigar as interações dentro de sala de aula, a fim de se realizar um levantamento de dados para formulação e aplicação de inovações tecnológicas no contexto educacional. Alguns produtos que pretendemos desenvolver são: painel digital interativo para acompanhamento do processo de aprendizagem; podcasts para capacitação de professores; plataforma de dados sobre etnografia digital (TEJA).  Recomenda-se a atenção dos pesquisadores educacionais ao potencial criativo e inovador da etnografia digital para enfrentar as desigualdades e injustiças no sistema de ensino, particularmente em relação à necessidade de igualdade de acesso no contexto da inclusão digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, TECNOLOGIA, ETNOGRAFIA DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_05_08_2014_22_17_39_idinscrito_286_a5884358f8f03e88775d131d4b91febb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE MATOS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAUJO"
    "autor_email" => "drimatosaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte dos resultados do projeto “Laboratório de Etnografia Digital”. Esse espaço de aprendizagem e construção de conhecimento tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU) e coordenado pela Prof.ª Carmen Lúcia Guimarães de Mattos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UERJ) com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Através da pesquisa colaborativa de natureza etnográfica, participam do estudo, alunos e alunas, professores e professoras, gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, assim como alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo deste laboratório é ampliar e criar inovações pedagógicas na perspectivas dos sujeitos escolares envolvidos visando melhorias no processo de escolarização e avanço científico, convergindo para os processos educacionais aplicados ao Ensino Básico e Superior. Inicialmente foram realizadas melhorias no Laboratório de Etnografia e Educação, onde foram disponibilizados novos equipamentos e mobiliário a partir de aquisição feita através dos financiamentos de pesquisas anteriores (FAPERJ/CNPQ). Os alunos de ensino médio da escola pública participam periodicamente dos encontros realizados pelo grupo de pesquisa, frequentando os seminários e o laboratório, compartilhando e produzindo conhecimentos em parceria com alunos da graduação da UERJ, professores, mestres e doutores que compõem o netEDU. Na próxima etapa desse projeto a etnografia digital será usada para estudar a cultura digital do colégio, com intuito de investigar as interações dentro de sala de aula, a fim de se realizar um levantamento de dados para formulação e aplicação de inovações tecnológicas no contexto educacional. Alguns produtos que pretendemos desenvolver são: painel digital interativo para acompanhamento do processo de aprendizagem; podcasts para capacitação de professores; plataforma de dados sobre etnografia digital (TEJA). Recomenda-se a atenção dos pesquisadores educacionais ao potencial criativo e inovador da etnografia digital para enfrentar as desigualdades e injustiças no sistema de ensino, particularmente em relação à necessidade de igualdade de acesso no contexto da inclusão digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.