Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O uso de técnicas e ferramentas cada vez mais especializadas, leva ao homem a usufruir ainda mais dos recursos naturais, mas não só pra sua sobrevivência, o que implica em um uso desordenado e destrutivo de tudo aquilo que a natureza tem a nos oferecer. Um tema bastante comentado no cenário atual é a sustentabilidade, que é um termo usado para explicar ações e atividades humanas que buscam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem por em risco o futuro das próximas gerações. Ou seja, ser sustentável é usar dos recursos naturais de forma consciente sem agredir o meio ambiente, para que eles se mantenham no futuro. E como resolver essa problemática? Sem dúvida a palavra de ordem é a educação. Mais importante que mostrar o quão importante é o valor da preservação para um cidadão formado (adulto) é promover uma sensibilização em cidadãos em formação (crianças e jovens), pois eles são peças fundamentais na dispersão do conhecimento, e o professor possui um papel extremante importante para que isso seja possível. Os métodos utilizados pelo educador, na formação de crianças e jovens influenciam muito no interesse dos alunos pela temática. Através dos jogos e da maneira que ele será direcionado, o professor tem em suas mãos, a capacidade de desenvolver junto aos alunos habilidades físico-motoras, psicológicas, intelectuais e emocionais. O lúdico abre portas para novos conhecimentos, novas dimensões em diferentes abordagens. Quando ensinado de maneira lúdica, a aprendizagem se torna significativa e efetiva no desenvolvimento e na formação do cidadão. Nosso objetivo é criar condições para que os alunos percebam o ambiente a sua volta, levando-os a investigar e descobrir como diferentes ações antrópicas interferem no meio ambiente, e levantar hipóteses para que eles se identifiquem como parte desta ação. Essas ações serão desenvolvidas e discutidas em sala de aula sob um olhar que permita o aprofundamento da problemática apontando causador e consequência, buscando junto ao aluno medidas profiláticas para solucionar tais problemas de uma forma prática e efetiva, incentivando os alunos a redução do consumo consciente, fazendo o uso dos 3 ‘’Rs’’ (reduzir, reutilizar e reciclar. Após aplicar um questionário qualitativo em uma escola estadual de João Pessoa-PB, onde os professores avaliaram a forma que a educação ambiental era abordada, ficou claro que a sustentabilidade não é tratada com a devida importância, tento em vista que alguns dos professores sequer sabia conceituar o termo sustentabilidade. Esse projeto é de extrema importância para promover a educação ambiental entre os alunos, educadores, funcionários e comunidade em geral. Além disso, estimula o professor a deixar o ensino pragmático e o incentiva a usar métodos lúdicos, onde a aula será prazerosa e dinâmica, que além de buscar a cumplicidade entre os alunos e o professor, contribui para que o processo da aprendizagem seja significativa.

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