A profissão docente é considerada por muitos uma profissão onde à transmissão de conhecimento e conteúdos são repassados para o estudante, mas, ser professor vai mais além, é ter a capacidade de estabelecer ligações entre os conteúdos estudados com o cotidiano do aluno. Para isso, faz-se necessária uma boa relação dentro da sala de aula e isto acontece quando o aluno pode expressar-se com a certeza de que o professor o ouvirá e também manifestará sua opinião de forma honesta, proporcionando-lhe segurança e confiança. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar as características pessoais e metodológicas positivas de um bom professor sob a ótica dos discentes e docentes do Ensino Médio. E, dessa forma, fornecer subsídios para a formação de um professor que atue de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem. O presente projeto de ensino foi realizado dentro do Subprojeto PIBID - Biologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I. Para atingir o objetivo do projeto, foi aplicado um questionário com 162 discentes e nove docentes de três escolas da rede pública conveniadas ao PIBID - UFPB, todas localizadas no município de João Pessoa, PB. Para a pesquisa utilizou-se, como instrumento, um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. O questionário foi elaborado com alternativas referentes às características pessoais e as metodologias, consideradas fundamentais para ser um bom professor. Com base nos dados obtidos através do questionário, as características do bom professor na ótica dos estudantes referiam-se a: “ter boa didática, ser bem humorado e divertido, ter domínio de conteúdo, ser capaz de associar o assunto com o cotidiano, ser capaz de interagir com os discentes, ser atualizado, ter paciência com os estudantes e realizar atividades práticas”. Diferentemente da ótica dos discentes, para os docentes a primeira característica de um “bom professor” é o domínio dos conteúdos (89%), para eles um professor que não tem domínio de conteúdo não é capaz de desenvolver o seu papel em sala de aula. De acordo com a ótica dos docentes e discentes o bom professor é aquele que apresenta como características principais: o humor, a diversão, o domínio do conteúdo, a capacidade de interagir com o discente, associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano, além de ter boa didática. Após os resultados encontrados, consideramos importante refletir sobre o que os discentes e docentes pensam a respeito do que seria um “bom professor” e que o ponto de vista, especialmente dos discentes, deveria ser pauta de discussão nos cursos de formação inicial dos futuros docentes, uma vez que a sala de aula e o convívio diário com os discentes será o cotidiano dos atuais estudantes de licenciatura, futuros professores.