INTRODUÇÃO: A relação entre meio ambiente e educação torna-se desafiador, exigindo novos conhecimentos para compreender os processos sociais cada vez mais complexos e riscos ambientais que se intensificam. O que vem possibilitando, o processo de repensar, a discussão sobre a Educação Ambiental, como uma estratégia de libertação sendo utilizada no sistema educacional. É necessário que os educadores reelaborem as informações ambientais que recebem para poder transmitir e demonstrar para os alunos a expressão dos significados em torno do ambiente. O educador se insere como mediador da formação de um pensamento crítico e reflexivo nos educandos sobre as questões ambientais. Por isso, conhecer o que pensam os professores sobre meio ambiente e educação ambiental tem sido apontado pela literatura como uma estratégia de fundamental importância para se pensarem ações e propostas a um programa de educação ambiental. O presente estudo tem como objetivo analisar a concepção dos professores acerca da educação ambiental, em uma escola da rede municipal de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, em relação qualidade e preservação da água. METODOLOGIA: O presente trabalho foi desenvolvido em Abril de 2014, no município de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, participaram da pesquisa 8 professores de dois grupos escolares E. M. E. I. E.F. Mons. José Borges de Carvalho e E. M. E. I. E.F São Tomé. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário com 6 questões fechadas referentes as questões relativas à Educação Ambiental em especifico a conservação dos recursos hídricos . RESULTADOS: Os professores participantes possuem em sua maioria formação acadêmica em Pedagogia (75%) e (25%) em Biologia, atuam como professores polivalentes no ensino fundamental. Diante da análise das respostas obtidas, observou-se que 75% dos professores entrevistados afirmaram conhecer a legislação sobre qualidade de água. Para 62,5% dos professores a proteção dos recursos hídricos da contaminação é um dever de todos (poder público e população) e 37,5% e dever da população. Todos professores responderam que a educação ambiental pode contribuir para minimizar a poluição da água. E o mesmo percentual afirmou desenvolver ações com a escola e a comunidade para minimizar os problemas relacionados à água. A falta de recursos foi a apontada como fator de dificuldade para realização das ações de educação ambiental na escola. CONCLUSÃO: O papel do educador é essencial para a transformação de valores e práticas sociais. Por isso, é importante ampliar seu envolvimento por meio de iniciativas que aumentem o nível de preocupação dos educadores com o meio ambiente. Entretanto os desafios apresentados no ambiente local pela falta de recursos podem comprometer a realização das atividades em educação ambiental.