Cursando a disciplina Tecnologias e Educação Matemática no Curso de Especialização em Educação Matemática na UEPB, me deparei com o aplicativo Graphmatica e decidi utilizá-lo na pesquisa em questão. Nosso desejo foi o de analisar as contribuições para o ensino e para a aprendizagem de função polinomial do 1º grau que este aplicativo poderia desencadear. O enfoque está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de funções. Com isso, a pergunta que norteou nossa pesquisa foi O aplicativo Graphmatica contribui para a compreensão de funções? O ambiente da pesquisa de campo se deu na escola a qual leciono. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram seis. A pesquisa aborda o uso do computador nos processos de ensino e aprendizagem, a importância dele para o ensino e para a aprendizagem e o uso de aplicativos como ferramenta para o ensino de Matemática. Relaciona o aplicativo Graphmatica aos conceitos de funções, em especial conceitos fundamentais da função polinomial do 1º grau; aborda o ensino e aprendizagem de funções; descreve a história do aplicativo; e, apresenta os principais comandos do Graphmatica e as contribuições do mesmo para uma melhor compreensão de funções. O objetivo desta pesquisa foi perceber as principais contribuições que os recursos tecnológicos, especificamente o Graphmatica, podem proporcionar para o ensino e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau. Iniciando as atividades apresentei algumas definições básicas sobre funções. Nossa pesquisa de campo foi realizada em três dias com duração de duas horas corridas. No primeiro dia, iniciei as atividades instalando o aplicativo Graphmatica e apresentando seus principais comandos. No segundo dia, apliquei o Questionário I com o objetivo de analisar o domínio que os alunos apresentavam no manuseio do computador, com qual frequência o utilizavam e quais seus principais interesses. Em seguida, apliquei a atividade I, em duplas, onde pude observar os conhecimentos matemáticos iniciais de funções que os alunos demonstravam ter e aplicá-los no Graphmatica. No terceiro dia, apliquei a atividade II, também em duplas, explorando conceitos como crescimento e decrescimento de funções polinomiais do 1º grau, a relação existente entre o crescimento e o decrescimento com o coeficiente “a” da função, função constante, entre outros. Para concluir apliquei o questionário II, com a finalidade de investigar quais as contribuições que o Graphmatica poderia proporcionar para uma melhor compreensão das funções polinomiais do 1º grau. Foi claro o entusiasmo e a euforia dos alunos quando lhes foi dado à oportunidade de trabalhar com ferramentas diferenciadas, dando-lhes oportunidades de descobrirem propriedades, conceitos, definições, visualizando as funções e seus respectivos gráficos, alterando seus valores, modificando seus parâmetros e fazendo comparações. O Graphmatica proporcionou aos alunos liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções, pois permitia alterar seus valores, observar as relações existentes entre funções simétricas, constantes, crescente e decrescente através da visualização dos seus gráficos.