LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7470 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 4380 "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO" "resumo" => "O ser humano, diferente dos demais seres vivos, possui habilidades de comunicação tão incrível e, ao mesmo tempo, tão natural que, muitas vezes, não dá seu devido valor. O objetivo do ensino de língua portuguesa para todas as séries é mostrar como funciona a linguagem humana e, de modo particular o Português. Busca-se também o desenvolvimento de atitudes como pesquisar, selecionar informações, analisar, sintetizar, argumentar, negociar e cooperar, visando, entre outras coisas, o trabalho e a continuidade dos estudos. Nesse sentido, o caráter do ensino de língua portuguesa é essencialmente comunicativo e permite despertar nos alunos a necessidade de aprofundar seus conhecimentos para continuar aprendendo aprimorando-os com a socialização e buscando, assim como a formação ética, o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Em análise desse estudo, postula-se que o professor é o agente responsável pelo desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e produção oral como prática social desempenhando um contexto contemporâneo em contraponto com ensinos metódicos e exaustivos. É na escola que as novas gerações têm a oportunidade de vivenciar diferentes práticas de leitura e escrita e, pelo menos em tese, apropriar-se de uma gama de gêneros discursivos e desenvolvê-los. Dessa forma, pretende-se que os educandos possam ler e escrever a maior parte dos textos que circulam na sociedade em que vivem, e não só saibam, mas exerçam práticas de leitura importantes para exercer seu papel de cidadão, ler: jornais, revistas, livros, tabelas, quadros, formulários, documentos pessoais, contas de água, luz, telefone, bilhetes, telegramas, e escrever cartas, relatórios, ou seja, propor atividades e situações de aprendizagem da língua e dos usos e funções sociais da escrita. Diante dessas considerações, entende-se que o profissional da educação constrói o processo de ensino contribuindo na produção de conhecimento na vivência pedagógica adquirida e repassada muitas vezes eficazmente. Conseguintes resultados na avaliação traçar o perfil profissional dos professores caracterizando a prática pedagógica e analisando os fatores que concorrem para a consolidação do processo de saber ensinar a língua portuguesa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ENSINO, HABILIDADE, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_07_2014_09_33_44_idinscrito_4380_4062ef638a9cf4dca4984ae4ca13786e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA SOUZA" "autor_email" => "andrezasouza.ass@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7470 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 4380 "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO" "resumo" => "O ser humano, diferente dos demais seres vivos, possui habilidades de comunicação tão incrível e, ao mesmo tempo, tão natural que, muitas vezes, não dá seu devido valor. O objetivo do ensino de língua portuguesa para todas as séries é mostrar como funciona a linguagem humana e, de modo particular o Português. Busca-se também o desenvolvimento de atitudes como pesquisar, selecionar informações, analisar, sintetizar, argumentar, negociar e cooperar, visando, entre outras coisas, o trabalho e a continuidade dos estudos. Nesse sentido, o caráter do ensino de língua portuguesa é essencialmente comunicativo e permite despertar nos alunos a necessidade de aprofundar seus conhecimentos para continuar aprendendo aprimorando-os com a socialização e buscando, assim como a formação ética, o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Em análise desse estudo, postula-se que o professor é o agente responsável pelo desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e produção oral como prática social desempenhando um contexto contemporâneo em contraponto com ensinos metódicos e exaustivos. É na escola que as novas gerações têm a oportunidade de vivenciar diferentes práticas de leitura e escrita e, pelo menos em tese, apropriar-se de uma gama de gêneros discursivos e desenvolvê-los. Dessa forma, pretende-se que os educandos possam ler e escrever a maior parte dos textos que circulam na sociedade em que vivem, e não só saibam, mas exerçam práticas de leitura importantes para exercer seu papel de cidadão, ler: jornais, revistas, livros, tabelas, quadros, formulários, documentos pessoais, contas de água, luz, telefone, bilhetes, telegramas, e escrever cartas, relatórios, ou seja, propor atividades e situações de aprendizagem da língua e dos usos e funções sociais da escrita. Diante dessas considerações, entende-se que o profissional da educação constrói o processo de ensino contribuindo na produção de conhecimento na vivência pedagógica adquirida e repassada muitas vezes eficazmente. Conseguintes resultados na avaliação traçar o perfil profissional dos professores caracterizando a prática pedagógica e analisando os fatores que concorrem para a consolidação do processo de saber ensinar a língua portuguesa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ENSINO, HABILIDADE, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_07_2014_09_33_44_idinscrito_4380_4062ef638a9cf4dca4984ae4ca13786e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA SOUZA" "autor_email" => "andrezasouza.ass@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }