Compreendemos a Geologia como uma ciência que estuda a Terra, abrange o estudo da origem e evolução do globo, possibilita ao homem conhecer a dinâmica terrestre, e consequentemente, criar teorias e elaborar projetos que visam a preservação dos habitats. As rochas são a expressão exímia da formação do planeta. A superfície terrestre não é uma capa contínua, ela está fragmentada em cerca de uma dúzia de placas rígidas que estão em movimento sobre a superfície terrestre. Muitas feições geológicas desenvolveram-se por interações de placas em seus limites.É notório que entender a dinâmica do planeta é bastante complexo, principalmente, para alunos da educação básica, que devem obter uma compreensão básica do funcionamento do planeta, seus constituintes e processos.Comumente, as aulas no ensino fundamental e médio que abordam os conteúdos de geologia, estão limitadas ao livro didático e as tradicionais aulas. É preciso contextualizar o ensino, em que o professor utilize metodologias que valorizem as atividades práticas.Sendo assim, estimular o florescimento de novas ideias, a criatividade e a curiosidade no aprofundamento de fenômenos de interesse dos alunos, é uma alternativa viável para a otimização da aprendizagem.Diante das considerações, os objetivos foram: confeccionar e divulgar modelos didáticos para o ensino dos conteúdos de Geologia, embutidos no ensino fundamental e médio, corroborando na proposta de um ensino fundamentado numa proposta inovadora.Foram utilizados, os mais diversos materiais tais como: esponja, bolas de isopor, argila, bicarbonato de sódio, tintas de tecidos (laranja, azul, marrom e cinza), gel, entre outros. Foram confeccionadas maquetes didáticas representando as interações entre placas tectônicas. As mesmas, reproduzindo imagens de livros de geologia, que apresentam os modelos de limites divergentes e limites convergentes de placas. Também confeccionamos um modelo didático de um vulcão, demonstrando o processo de erupção de lava vulcânica, e por fim, a produção de um Tabuleiro Didático sobre o Sistema Solar, o jogo tem como principal objetivo, conhecer a dinâmica do sistema solar. Utilizamos TNT, papel cartão, cola e computador (elaboração das perguntas).Os materiais didáticos foram expostos na I Feira de Ciências do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba, Piauí. A culminância do evento deu-se no dia vinte e um de fevereiro de 2014 na própria instituição. Teve como tema “O uso de Recursos Didáticos no Ensino de Ciências”. Pôde-se perceber com a visita de professores e alunos da educação básica, que modelos didáticos instiga-os à perguntarem. As maquetes permitiram aos sujeitos uma visão tridimensional das placas tectônicas, assim como o vulcão. A implementação de maquetes didáticas no processo de ensino e aprendizagem, aproxima o sujeito da realidade. Já em relação ao tabuleiro, percebemos que é uma alternativa de revisar os conteúdos de geologia.Com a confecção das maquetes e do Tabuleiro, tornou-se perceptível, que o professor precisa usufruir de diversos materiais e estratégias de apoio para planejar suas aulas.A aquisição dos mais diversos recursos didáticos potencializa a assimilação e a acomodação de conceitos necessários à construção do conhecimento.