INTRODUÇÃO As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocupam atualmente, na área da Informática na Saúde, uma grande relevância na aplicabilidade e atuação das condutas no campo da saúde, sendo perceptível a necessidade de uma exploração adequada, favorecendo o melhor ensino e abordagem pedagógica na formação de profissionais capazes de lidar com esse tipo de tecnologia.O uso das tecnologias no processo educativo é uma realidade irreversível, que nos obriga a repensar o método de ensino - aprendizagem tradicional, ampliando as possibilidades de comunicação e aquisição de informações A abordagem no ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia possibilitará ao aluno e ao profissional fisioterapeuta a conhecer, compreender e refletir sobre a complexidade e a potencial utilização das ferramentas computacionais na estrutura, organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde Atualmente, existem inúmeros softwares e tecnologias que auxiliam e aumentam a qualidade das atividades desenvolvidas por profissionais da saúde, tais como software, equipamentos para exames e centro cirúrgico, prontuário eletrônico, software para pesquisas etc. A inclusão dessas tecnologias de informação e comunicação agrega maiores competências ao profissional, promovendo a construção do conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, aproximando o aluno do processo de ensino – aprendizagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as dimensões do uso da informática como ferramenta de aprendizado do fisioterapeuta.METODOLOGIA Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada utilizando como descritores os termos: Informática em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi consultado o banco de dados eletrônico Lilacs/SciELO e também livros que abordassem essa temática.RESULTADOSForam encontrados na literatura diversos trabalhos que ressaltam a importância da Informática em Saúde na construção de um novo conceito de ensino – aprendizado aos fisioterapeutas, como também, os auxiliando na tomada de decisão terapêutica.Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam e apoiam a formação dos profissionais de fisioterapia ficou ainda mais evidente. Atualmente, existem softwares capazes de agregar uma maior competência à formação e aos serviços prestados pelo fisioterapeuta como: softwares para o ensino de anatomia e cinesiologia; para a avaliação da atividade reflexa em recém – nascidos; sistemas multimídia de apoio à realização de testes de força muscular; e sistemas de prontuário eletrônico, capazes de reunir informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.Todas essas tecnologias ressalvam a importância na aproximação do fisioterapeuta a esses conceitos, sendo uma necessidade frente ao cenário de profundas transformações que envolvem a sociedade moderna e campo da inovação tecnológica.CONCLUSÃOApesar dos inúmeros benefícios encontrados na literatura sobre o uso das tecnologias, como forma de estimular e facilitar ainda mais o processo de ensino – aprendizado, ainda existe a carência por parte desses profissionais em aderirem a esses novos conceitos.A utilização desses recursos pode aumentar a confiabilidade e qualidade da aprendizagem. No entanto, fazem-se necessários o incentivo e o desenvolvimento de mais softwares direcionados especificamente às áreas de conhecimento da fisioterapia, além da sensibilização das universidades para o uso crítico desses recursos.