Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO AO FISIOTERAPEUTA

Palavra-chaves: INFORMÁTICA, SAÚDE, FISIOTERAPIA Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7688
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1710
    "inscrito_id" => 33220
    "titulo" => "O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO AO FISIOTERAPEUTA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO\t  As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocupam atualmente, na área da Informática na Saúde, uma grande relevância na aplicabilidade e atuação das condutas no campo da saúde, sendo perceptível a necessidade de uma exploração adequada, favorecendo o melhor ensino e abordagem pedagógica na formação de profissionais capazes de lidar com esse tipo de tecnologia.O uso das tecnologias no processo educativo é uma realidade irreversível, que nos obriga a repensar o método de ensino - aprendizagem tradicional, ampliando as possibilidades de comunicação e aquisição de informações A abordagem no ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia possibilitará ao aluno e ao profissional fisioterapeuta a conhecer, compreender e refletir sobre a complexidade e a potencial utilização das ferramentas computacionais na estrutura, organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde Atualmente, existem inúmeros softwares e tecnologias que auxiliam e aumentam a qualidade das atividades desenvolvidas por profissionais da saúde, tais como software, equipamentos para exames e centro cirúrgico, prontuário eletrônico, software para pesquisas etc. A inclusão dessas tecnologias de informação e comunicação agrega maiores competências ao profissional, promovendo a construção do conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, aproximando o aluno do processo de ensino – aprendizagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as dimensões do uso da informática como ferramenta de aprendizado do fisioterapeuta.METODOLOGIA\tFoi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada utilizando como descritores os termos: Informática em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi consultado o banco de dados eletrônico Lilacs/SciELO e também livros que abordassem essa temática.RESULTADOSForam encontrados na literatura diversos trabalhos que ressaltam a importância da Informática em Saúde na construção de um novo conceito de ensino – aprendizado aos fisioterapeutas, como também, os auxiliando na tomada de decisão terapêutica.Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam e apoiam a formação dos profissionais de fisioterapia ficou ainda mais evidente. Atualmente, existem softwares capazes de agregar uma maior competência à formação e aos serviços prestados pelo fisioterapeuta como: softwares para o ensino de anatomia e cinesiologia; para a avaliação da atividade reflexa em recém – nascidos; sistemas multimídia de apoio à realização de testes de força muscular; e sistemas de prontuário eletrônico, capazes de reunir informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.Todas essas tecnologias ressalvam a importância na aproximação do fisioterapeuta a esses conceitos, sendo uma necessidade frente ao cenário de profundas transformações que envolvem a sociedade moderna e campo da inovação tecnológica.CONCLUSÃOApesar dos inúmeros benefícios encontrados na literatura sobre o uso das tecnologias, como forma de estimular e facilitar ainda mais o processo de ensino – aprendizado, ainda existe a carência por parte desses profissionais em aderirem a esses novos conceitos.A utilização desses recursos pode aumentar a confiabilidade e qualidade da aprendizagem. No entanto, fazem-se necessários o incentivo e o desenvolvimento de mais softwares direcionados especificamente às áreas de conhecimento da fisioterapia, além da sensibilização das universidades para o uso crítico desses recursos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, SAÚDE, FISIOTERAPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_17_06_idinscrito_33220_d902480d3a19e2ee3d19bd79b3d364ef.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUJESSIKA KATIELLY RODRIGUES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EUJESSIKA"
    "autor_email" => "eujessika_my@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7688
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1710
    "inscrito_id" => 33220
    "titulo" => "O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO AO FISIOTERAPEUTA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO\t  As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocupam atualmente, na área da Informática na Saúde, uma grande relevância na aplicabilidade e atuação das condutas no campo da saúde, sendo perceptível a necessidade de uma exploração adequada, favorecendo o melhor ensino e abordagem pedagógica na formação de profissionais capazes de lidar com esse tipo de tecnologia.O uso das tecnologias no processo educativo é uma realidade irreversível, que nos obriga a repensar o método de ensino - aprendizagem tradicional, ampliando as possibilidades de comunicação e aquisição de informações A abordagem no ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia possibilitará ao aluno e ao profissional fisioterapeuta a conhecer, compreender e refletir sobre a complexidade e a potencial utilização das ferramentas computacionais na estrutura, organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde Atualmente, existem inúmeros softwares e tecnologias que auxiliam e aumentam a qualidade das atividades desenvolvidas por profissionais da saúde, tais como software, equipamentos para exames e centro cirúrgico, prontuário eletrônico, software para pesquisas etc. A inclusão dessas tecnologias de informação e comunicação agrega maiores competências ao profissional, promovendo a construção do conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, aproximando o aluno do processo de ensino – aprendizagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as dimensões do uso da informática como ferramenta de aprendizado do fisioterapeuta.METODOLOGIA\tFoi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada utilizando como descritores os termos: Informática em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi consultado o banco de dados eletrônico Lilacs/SciELO e também livros que abordassem essa temática.RESULTADOSForam encontrados na literatura diversos trabalhos que ressaltam a importância da Informática em Saúde na construção de um novo conceito de ensino – aprendizado aos fisioterapeutas, como também, os auxiliando na tomada de decisão terapêutica.Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam e apoiam a formação dos profissionais de fisioterapia ficou ainda mais evidente. Atualmente, existem softwares capazes de agregar uma maior competência à formação e aos serviços prestados pelo fisioterapeuta como: softwares para o ensino de anatomia e cinesiologia; para a avaliação da atividade reflexa em recém – nascidos; sistemas multimídia de apoio à realização de testes de força muscular; e sistemas de prontuário eletrônico, capazes de reunir informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.Todas essas tecnologias ressalvam a importância na aproximação do fisioterapeuta a esses conceitos, sendo uma necessidade frente ao cenário de profundas transformações que envolvem a sociedade moderna e campo da inovação tecnológica.CONCLUSÃOApesar dos inúmeros benefícios encontrados na literatura sobre o uso das tecnologias, como forma de estimular e facilitar ainda mais o processo de ensino – aprendizado, ainda existe a carência por parte desses profissionais em aderirem a esses novos conceitos.A utilização desses recursos pode aumentar a confiabilidade e qualidade da aprendizagem. No entanto, fazem-se necessários o incentivo e o desenvolvimento de mais softwares direcionados especificamente às áreas de conhecimento da fisioterapia, além da sensibilização das universidades para o uso crítico desses recursos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, SAÚDE, FISIOTERAPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_17_06_idinscrito_33220_d902480d3a19e2ee3d19bd79b3d364ef.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUJESSIKA KATIELLY RODRIGUES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EUJESSIKA"
    "autor_email" => "eujessika_my@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocupam atualmente, na área da Informática na Saúde, uma grande relevância na aplicabilidade e atuação das condutas no campo da saúde, sendo perceptível a necessidade de uma exploração adequada, favorecendo o melhor ensino e abordagem pedagógica na formação de profissionais capazes de lidar com esse tipo de tecnologia.O uso das tecnologias no processo educativo é uma realidade irreversível, que nos obriga a repensar o método de ensino - aprendizagem tradicional, ampliando as possibilidades de comunicação e aquisição de informações A abordagem no ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia possibilitará ao aluno e ao profissional fisioterapeuta a conhecer, compreender e refletir sobre a complexidade e a potencial utilização das ferramentas computacionais na estrutura, organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde Atualmente, existem inúmeros softwares e tecnologias que auxiliam e aumentam a qualidade das atividades desenvolvidas por profissionais da saúde, tais como software, equipamentos para exames e centro cirúrgico, prontuário eletrônico, software para pesquisas etc. A inclusão dessas tecnologias de informação e comunicação agrega maiores competências ao profissional, promovendo a construção do conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, aproximando o aluno do processo de ensino – aprendizagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as dimensões do uso da informática como ferramenta de aprendizado do fisioterapeuta.METODOLOGIA Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada utilizando como descritores os termos: Informática em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi consultado o banco de dados eletrônico Lilacs/SciELO e também livros que abordassem essa temática.RESULTADOSForam encontrados na literatura diversos trabalhos que ressaltam a importância da Informática em Saúde na construção de um novo conceito de ensino – aprendizado aos fisioterapeutas, como também, os auxiliando na tomada de decisão terapêutica.Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam e apoiam a formação dos profissionais de fisioterapia ficou ainda mais evidente. Atualmente, existem softwares capazes de agregar uma maior competência à formação e aos serviços prestados pelo fisioterapeuta como: softwares para o ensino de anatomia e cinesiologia; para a avaliação da atividade reflexa em recém – nascidos; sistemas multimídia de apoio à realização de testes de força muscular; e sistemas de prontuário eletrônico, capazes de reunir informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.Todas essas tecnologias ressalvam a importância na aproximação do fisioterapeuta a esses conceitos, sendo uma necessidade frente ao cenário de profundas transformações que envolvem a sociedade moderna e campo da inovação tecnológica.CONCLUSÃOApesar dos inúmeros benefícios encontrados na literatura sobre o uso das tecnologias, como forma de estimular e facilitar ainda mais o processo de ensino – aprendizado, ainda existe a carência por parte desses profissionais em aderirem a esses novos conceitos.A utilização desses recursos pode aumentar a confiabilidade e qualidade da aprendizagem. No entanto, fazem-se necessários o incentivo e o desenvolvimento de mais softwares direcionados especificamente às áreas de conhecimento da fisioterapia, além da sensibilização das universidades para o uso crítico desses recursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.