Visando oportunizar aos alunos de uma escola pública situada em Campina Grande-PB um aprendizado concreto acerca dos temas transversais, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/Educação Física, em um trabalho conjunto com supervisor e coordenador, elaboraram o Passatempo de Educação Física apostando no mesmo como recurso didático para aprofundamento das temáticas abordadas. Na atualidade são vastas as discussões que visam adequar às metodologias de ensino, objetivando atrair os alunos para maior participação nas atividades propostas pela escola, neste contexto identificamos a utilização das propostas voltadas à ludicidade como fortes contribuintes no processo ensino/aprendizagem. Seguindo uma proposta lúdica nosso objetivo principal foi propiciar ao aluno a capacidade de desenvolvimento intelectual, permitindo que este possa assimilar os conhecimentos acumulados, não se restringindo à transmissão de conteúdos, ensinando-os a pensar e tomar posse do conhecimento elaborado para praticá-lo por constância de vida. O passatempo de Educação Física foi elaborado com foco nos temas, bullyng, obesidade e atividade física e saúde sendo estes trabalhados em sala de aula, onde os alunos tinham a oportunidade de expor suas reflexões acerca dos mesmos, contribuindo assim para formação de conceitos coletivos e individuais. De forma coletiva foram selecionados textos que contribuíssem com a concepção crítica acerca do que foi trabalhado em sala a partir dos mesmos elaboramos jogos que firmassem o caráter lúdico da nossa proposta de ensino, de forma prazerosa e diversificada. Cada aluno recebeu um exemplar podendo assim transmitir seus conhecimentos por meio dos jogos coletivos inseridos no material. Os resultados obtidos a partir desta iniciativa foram positivos, já que a mesma concretizou a ideia de que as aulas de Educação Física devem buscar inovações nas quais seus conteúdos sejam enaltecidos, neste caso o conteúdo jogo foi primordial, a partir do mesmo os alunos passaram a interagir e acreditar na disciplina. Para nós bolsistas a experiência de criar métodos que acrescentem positivamente a didática é de grande valia, já que enquanto futuros docentes nos é fundamental o preparo para busca de soluções que aprimorem nossa metodologia de ensino tornando-se necessário romper com o já institucionalizado algumas vezes. Em um contexto geral, consideramos que o desenvolvimento lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilitando os processos sociais, comunicativos, expressivos e construtivos no âmbito do conhecimento. Para o professor inserir o lúdico, é prioritária uma formação acadêmica para que a teoria seja desenvolvida através da prática de acordo com os objetivos a serem alcançados. Esta formação teórica servirá como suporte para que o professor compreenda que suas aulas precisam ser dinamizadas. Trata-se de formar novas atitudes, daí a necessidade de que os professores estejam envolvidos com o processo de formação de seus educandos.