O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola do município de Campina Grande. A amostra da referida pesquisa constitui-se por relato de experiência com o gênero diário de leitura e o registro das impressões das crianças acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários e entrevistas. Com o fim da compreensão e análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa, que apontam em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores. O objetivo da referida pesquisa é favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas que favorecem a alfabetização e o letramento nas séries iniciais do ensino fundamental contribui de forma efetiva para uma prática pedagógica que colabora para uma educação que possibilite o letramento desses indivíduos para que percebam sua importância como seres que podem acima de tudo mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade. Considerando que, vivemos numa sociedade na qual a cultura escrita é extremamente valorizada, e os indivíduos que não se apropriam dessa cultura são excluídos e desvalorizados nos mais diversos setores sociais, ou seja, não basta ser simplesmente alfabetizado e aprender meramente a decodificar, faz-se necessário que o mesmo seja também letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita neste contexto.