Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁRIO DE LEITURA: UM ARTEFATO PARA ALFABETIZAR LETRANDO

Palavra-chaves: DIÁRIO DE LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7084
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1368
    "inscrito_id" => 32967
    "titulo" => "DIÁRIO DE LEITURA: UM ARTEFATO PARA ALFABETIZAR LETRANDO"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola do município de Campina Grande.  A amostra da referida pesquisa constitui-se por relato de experiência com o gênero diário de leitura e o registro das impressões das crianças acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários e entrevistas.  Com o fim da compreensão e análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa, que apontam em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores. O objetivo da referida pesquisa é favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas que favorecem a alfabetização e o letramento nas séries iniciais do ensino fundamental contribui de forma efetiva para uma prática pedagógica que colabora para uma educação que possibilite o letramento desses indivíduos para que percebam sua importância como seres que podem acima de tudo mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade. Considerando que, vivemos numa sociedade na qual a cultura escrita é extremamente valorizada, e os indivíduos que não se apropriam dessa cultura são excluídos e desvalorizados nos mais diversos setores sociais, ou seja, não basta ser simplesmente alfabetizado e aprender meramente a decodificar, faz-se necessário que o mesmo seja também letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita neste contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO DE LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_51_17_idinscrito_32967_3d2e00d7ff675c57caef6c1625629a21.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA SABRINA BARBOSA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA SABRINA"
    "autor_email" => "paulasabrina.ba@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7084
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1368
    "inscrito_id" => 32967
    "titulo" => "DIÁRIO DE LEITURA: UM ARTEFATO PARA ALFABETIZAR LETRANDO"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola do município de Campina Grande.  A amostra da referida pesquisa constitui-se por relato de experiência com o gênero diário de leitura e o registro das impressões das crianças acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários e entrevistas.  Com o fim da compreensão e análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa, que apontam em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores. O objetivo da referida pesquisa é favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas que favorecem a alfabetização e o letramento nas séries iniciais do ensino fundamental contribui de forma efetiva para uma prática pedagógica que colabora para uma educação que possibilite o letramento desses indivíduos para que percebam sua importância como seres que podem acima de tudo mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade. Considerando que, vivemos numa sociedade na qual a cultura escrita é extremamente valorizada, e os indivíduos que não se apropriam dessa cultura são excluídos e desvalorizados nos mais diversos setores sociais, ou seja, não basta ser simplesmente alfabetizado e aprender meramente a decodificar, faz-se necessário que o mesmo seja também letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita neste contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO DE LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_51_17_idinscrito_32967_3d2e00d7ff675c57caef6c1625629a21.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA SABRINA BARBOSA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA SABRINA"
    "autor_email" => "paulasabrina.ba@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola do município de Campina Grande. A amostra da referida pesquisa constitui-se por relato de experiência com o gênero diário de leitura e o registro das impressões das crianças acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários e entrevistas. Com o fim da compreensão e análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa, que apontam em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores. O objetivo da referida pesquisa é favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas que favorecem a alfabetização e o letramento nas séries iniciais do ensino fundamental contribui de forma efetiva para uma prática pedagógica que colabora para uma educação que possibilite o letramento desses indivíduos para que percebam sua importância como seres que podem acima de tudo mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade. Considerando que, vivemos numa sociedade na qual a cultura escrita é extremamente valorizada, e os indivíduos que não se apropriam dessa cultura são excluídos e desvalorizados nos mais diversos setores sociais, ou seja, não basta ser simplesmente alfabetizado e aprender meramente a decodificar, faz-se necessário que o mesmo seja também letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita neste contexto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.