Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO O XADREZ NA ESCOLA, COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID.

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FISICA, XADREZ Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8043
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1276
    "inscrito_id" => 32563
    "titulo" => "VIVENCIANDO O XADREZ NA ESCOLA, COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID."
    "resumo" => "Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UEPB, junto ao subprojeto em Educação Física, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Educação Física Pedagógica, nos coloca em total contato com a vivência do professor da rede pública. Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, sob a supervisão do professor Carlos Marinho. A metodologia usada pelo professor, no qual observamos as aulas, foi desenvolvida de forma que o conteúdo ficasse envolvente para os alunos, abordando nas aulas teóricas a história de como surgiu e se desenvolveu, a importância, o significado e a movimentação de cada peça no jogo de tabuleiro xadrez, posteriormente colocando em pratica o conteúdo ministrado em sala. Desta forma, o objetivo principal que o professor almejava era entendimento e aprendizagem dos fundamentos básicos para que se possa jogar xadrez. Neste período de observação conseguimos ver o quanto é importante abordar assuntos que fujam do cotidiano dos alunos, pois notamos o interesse por parte dos mesmos, infelizmente, em certos momentos havia dificuldades para se desenvolver e explorar mais o conteúdo, porém, o professor em momento algum saiu do foco da aula. Nesse processo de acompanhamento dos alunos percebemos a importância do PIBID em nossa formação como futuros professores. Estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos durante nossa formação acadêmica, vivenciamos a rotina de planejamento das aulas, preparação de provas, correção de trabalhos, sempre com o acompanhamento do professor supervisor, ou seja, somos colocados em situação real da prática docente o que é muito importante em nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FISICA, XADREZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_31_32_idinscrito_32563_bff2856dab67a46659f2d9c92ea39b35.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA SONALY DA COSTA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "SONALY"
    "autor_email" => "jsdacr1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8043
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1276
    "inscrito_id" => 32563
    "titulo" => "VIVENCIANDO O XADREZ NA ESCOLA, COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID."
    "resumo" => "Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UEPB, junto ao subprojeto em Educação Física, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Educação Física Pedagógica, nos coloca em total contato com a vivência do professor da rede pública. Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, sob a supervisão do professor Carlos Marinho. A metodologia usada pelo professor, no qual observamos as aulas, foi desenvolvida de forma que o conteúdo ficasse envolvente para os alunos, abordando nas aulas teóricas a história de como surgiu e se desenvolveu, a importância, o significado e a movimentação de cada peça no jogo de tabuleiro xadrez, posteriormente colocando em pratica o conteúdo ministrado em sala. Desta forma, o objetivo principal que o professor almejava era entendimento e aprendizagem dos fundamentos básicos para que se possa jogar xadrez. Neste período de observação conseguimos ver o quanto é importante abordar assuntos que fujam do cotidiano dos alunos, pois notamos o interesse por parte dos mesmos, infelizmente, em certos momentos havia dificuldades para se desenvolver e explorar mais o conteúdo, porém, o professor em momento algum saiu do foco da aula. Nesse processo de acompanhamento dos alunos percebemos a importância do PIBID em nossa formação como futuros professores. Estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos durante nossa formação acadêmica, vivenciamos a rotina de planejamento das aulas, preparação de provas, correção de trabalhos, sempre com o acompanhamento do professor supervisor, ou seja, somos colocados em situação real da prática docente o que é muito importante em nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FISICA, XADREZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_31_32_idinscrito_32563_bff2856dab67a46659f2d9c92ea39b35.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA SONALY DA COSTA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "SONALY"
    "autor_email" => "jsdacr1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UEPB, junto ao subprojeto em Educação Física, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Educação Física Pedagógica, nos coloca em total contato com a vivência do professor da rede pública. Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, sob a supervisão do professor Carlos Marinho. A metodologia usada pelo professor, no qual observamos as aulas, foi desenvolvida de forma que o conteúdo ficasse envolvente para os alunos, abordando nas aulas teóricas a história de como surgiu e se desenvolveu, a importância, o significado e a movimentação de cada peça no jogo de tabuleiro xadrez, posteriormente colocando em pratica o conteúdo ministrado em sala. Desta forma, o objetivo principal que o professor almejava era entendimento e aprendizagem dos fundamentos básicos para que se possa jogar xadrez. Neste período de observação conseguimos ver o quanto é importante abordar assuntos que fujam do cotidiano dos alunos, pois notamos o interesse por parte dos mesmos, infelizmente, em certos momentos havia dificuldades para se desenvolver e explorar mais o conteúdo, porém, o professor em momento algum saiu do foco da aula. Nesse processo de acompanhamento dos alunos percebemos a importância do PIBID em nossa formação como futuros professores. Estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos durante nossa formação acadêmica, vivenciamos a rotina de planejamento das aulas, preparação de provas, correção de trabalhos, sempre com o acompanhamento do professor supervisor, ou seja, somos colocados em situação real da prática docente o que é muito importante em nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.