Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UEPB, junto ao subprojeto em Educação Física, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Educação Física Pedagógica, nos coloca em total contato com a vivência do professor da rede pública. Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, sob a supervisão do professor Carlos Marinho. A metodologia usada pelo professor, no qual observamos as aulas, foi desenvolvida de forma que o conteúdo ficasse envolvente para os alunos, abordando nas aulas teóricas a história de como surgiu e se desenvolveu, a importância, o significado e a movimentação de cada peça no jogo de tabuleiro xadrez, posteriormente colocando em pratica o conteúdo ministrado em sala. Desta forma, o objetivo principal que o professor almejava era entendimento e aprendizagem dos fundamentos básicos para que se possa jogar xadrez. Neste período de observação conseguimos ver o quanto é importante abordar assuntos que fujam do cotidiano dos alunos, pois notamos o interesse por parte dos mesmos, infelizmente, em certos momentos havia dificuldades para se desenvolver e explorar mais o conteúdo, porém, o professor em momento algum saiu do foco da aula. Nesse processo de acompanhamento dos alunos percebemos a importância do PIBID em nossa formação como futuros professores. Estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos durante nossa formação acadêmica, vivenciamos a rotina de planejamento das aulas, preparação de provas, correção de trabalhos, sempre com o acompanhamento do professor supervisor, ou seja, somos colocados em situação real da prática docente o que é muito importante em nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura.