Atualmente, a educação brasileira atravessa um momento de reforma no seu currículo. Esse currículo deve incorporar situações práticas e teóricas de aprendizagem que preconizem as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para que, dessa maneira, proporcione a formação adequada ao aluno. Uma iniciativa do MEC foi a implantação do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), com o objetivo de estabelecer mudanças significativas nas escolas públicas por meio de uma Reestruturação Curricular que possibilite a articulação interdisciplinar contemplando: atividades integradoras de iniciação científica, uma metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa e a organização do tempo e dos espaços com ações efetivas de contextualização dos conhecimentos. Inseridos neste panorama, aliando a este as atividades pretendidas para os bolsistas de iniciação à docência, este trabalho objetiva-se em apresentar uma proposta para o ensino de conceitos de Hidrostática a partir de atividades lúdicas, que valorizem o espaço nas aulas de macrocampo no PROEMI, com a possibilidade de planejamento e trabalho em equipe. Para isso, trabalhamos com uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no macrocampo de Iniciação Científica e Pesquisa. As intervenções foram planejadas e estão em execução. Elas foram divididas em dois momentos: um primeiro, no qual pretende-se conhecer qual o horizonte de expectativas dos alunos, a partir de uma atividade voltada para situações cotidianas nas quais a explicação dos fenômenos envolvem conceitos de Hidrostática, a exemplo da pressurização de um avião, do funcionamento de um macaco hidráulico, etc. Num segundo momento, a atividade ganha um cunho ainda mais científico, no sentido em que todos os conceitos envolvidos na primeira atividade serão esmiuçados e explicados à luz da ciência Física. Ao término desta sequência, os alunos serão convidados a participar de uma atividade lúdica, denominada HidroTabuleiro, na qual todas as discussões realizadas estarão postas à mesa e eles deverão expor os conhecimentos adquiridos, bem como trocar ideias num momento de socialização com os seus colegas. Desse modo, é pretendido que um conteúdo muitas vezes relegado ao esquecimento nos planos de curso de Física, seja apresentado e com uma roupagem atraente e que a abordagem ofereça discussões substanciais nas quais os alunos possam dar significado aos conceitos estudados nas aulas de Iniciação Científica e Pesquisa.