O presente trabalho intitulado “Formação continuada de professores através das ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: a qualidade do transporte do escolar no município de Jacaraú/PB”. Busca refletir sobre a política nacional de transporte escolar tendo por base o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) mediante a experiência do Programa de Formação pela Escola. Os objetivos centrais são: a) Analisar a relevância do PNATE para os educandos do campo na universalização do ensino de qualidade e do direita a educação e b) Evidenciar como se encontra o PNATE no município de Jacaraú, destacando sua contribuição para os educandos residentes no campo. Com uso da Pesquisa Participante e também à bibliográfica, partimos de um universo amostral de três (03) pessoas escolhidas para a realização das entrevistas. Com uso do instrumento de coleta de dados “questionário semiestruturado”, usamos perguntas abertas com a finalidade de possibilitar mais diálogo e respostas com percepções mais amplas. Procuramos contribuir com discussões geradas a partir da seguinte problemática de estudo: a falta de conhecimentos mais aprofundados a respeito da política de transporte do escolar no município de Jacaraú Paraíba, por parte das pessoas que direta e indiretamente fazem parte da educação. Com essa questão o que se pode fazer para possibilitar uma maior divulgação das políticas do transporte escolar de modo que a população tenha mais domínio desse tema. Este texto conta com Resumo, Introdução, um tópico intitulado: Transporte público escolar no campo como componente de protagonismo dos educandos, outro denominado de Resultados da pesquisa de campo: qualidade do transporte do escolar no município de Jacaraú, Considerações Finais, Referências e Anexo.