A busca pela compreensão dos mecanismos de discriminação racial, em especial, os que se manifestam dentro das escolas nas práticas educativas dos professores das escolas públicas é uma das molas propulsoras desse trabalho. A pesquisa Discriminação racial e práticas educativas: um estudo das relações étnico- raciais na prática educativa dos professores da rede estadual de ensino fundamental e médio da cidade de Patos - Paraíba/Brasil tem como objetivo principal analisar as relações étnico-raciais na prática educativa desenvolvida pelos professores da rede estadual da referida cidade, explicitando suas práticas e formas de abordagens, identificando nessas práticas metodologias de combate a discriminação racial e a contemplação nos planos de cursos dos professores e nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas os conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileira e africana em cumprimento a Lei 10.639/2003. A pesquisa justifica-se pela necessidade de análise e discussão a partir de dados concretos sobre a temática étnico-racial e a discriminação racial dentro das escolas mapeando práticas pedagógicas desatentas a essas questões. Em relação ao tratamento pedagógico 53,3% dos docentes trabalham a temática em datas comemorativas, eventos e projetos, embora, 60% deles alegam selecionarem metodologias e conteúdos em seus planejamentos pedagógicos. Quanto ao Projeto Político Pedagógico das escolas foi possível identificar que 44% incluem a temática em seus textos o que contrastou com as informações coletadas nos planos quando as escolas os possuem e nos formulários respondidos pelos diretores. Outros dados importantes revelados pela pesquisa é que 69% dos professores afirmaram não ter recebido nenhuma preparação para o trabalho com a temática étnico-racial em sua graduação, 67% nunca participaram de qualquer curso de capacitação, aperfeiçoamento ou formação continuada, apenas 34,1% deles destinam algum tempo a pesquisa e estudo do tema, 63,6% não incluem metodologias ou conteúdos nos seus planos de curso, 48% dos pesquisados sentem-se preparados para realizar o trabalho em sala de aula.