Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVAR É PRECISO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO COM AUXILIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, USO DAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Sabendo-se que as tecnologias digitais constituem-se nos dias atuais como interessantes fontes de produção de conhecimento, torna-se fundamental tecer estudos acerca de novas formas de elaboração de saberes por meio de sua utilização no locus de difusão de conhecimentos construídos historicamente: a escola. A nossa proposta tem como objetivo identificar a abordagem da inserção das novas tecnologias (TIC’s) em prol do desenvolvimento de práticas de alfabetização, presentes nas pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho 10 – Alfabetização, leitura e Escrita dos últimos cinco anos nas Reuniões da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Para tanto, realizamos um mapeamento desse GT, por meio do qual fora identificado que essa abordagem ainda é nova. De 90 (noventa) trabalhos publicados nesse GT, referentes às 30ª, 31ª, 32ª, 33ª, 34ª Reuniões Anuais, apenas 03 (três) tratam dessa temática. Esses trabalhos indicam preocupações com a perspectiva do ensino da alfabetização articulado às formas de interação social por meio do uso da linguagem. Na direção de uma teoria social da alfabetização, podemos avaliar as possíveis vantagens da utilização das tecnologias enquanto prática pedagógica na alfabetização. A tecnologia nos possibilita falar com pessoas de outros locais, até mesmo continentes, ou seja, fazer uso da linguagem de forma interativa. Assume-se a função não só de interação, mas também educativa tendo o professor como principal orientador do trabalho com a ferramenta tecnológica, promovendo espaços para o desenvolvimento do “alfabetizar e letrar”.

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