Estudo situa-se no campo da Sociologia da Infância, utilizam-se como referencial teórico os autores: Sarmento (1997), Arroyo (2008),Kuhlmann Jr. (1998), Sarmento (2005),Brougere (1998), Prado (2009), Corsaro (2002), Quintero (2001),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Tem como objetivo analisar a cultura infantil na pré-escola através das brincadeiras e do faz-de-conta; Identificar o espaço-tempo do brincar; Analisar a interação das crianças e seus pares e com os adultos; Identificar a reação das crianças à rotina da Instituição de Educação Infantil. A pesquisa de campo, ainda está em andamento, visa desenvolver-se através de uma pesquisa qualitativa Utiliza-se o método etnográfico, entendendo-o como o mais apropriado para o estudo, respeitando a ética, o direito de participação das crianças, partindo da concepção de que são atores sociais, seres de direitos e deveres. Como instrumentos de pesquisa está sendo adotado um roteiro de pesquisa semi-estruturada, fotografias. Se desenvolverá na turma de pré-escola em que a pesquisadora leciona com crianças de 3-4 anos da pré-escola na escola U.E.B Nova Araçagy localizada em Raposa, região metropolitana de São Luís Corsaro (2009) afirma como vantagens desse método estão em seu poder descritivo, a capacidade de incorporação da forma, do contexto, da função do comportamento do grupo pesquisado, a capacidade de coleta de dados a partir de notas que variam a partir do caderno de campo, ou gravações e vídeo sobre a realidade observada. Como estratégias são elencadas a aceitação do grupo social pesquisado; a coleta de dados; descrição minuciosa da cultura observada; interpretação da descrição e geração de uma teoria que interprete os dados coletados ao invés de se considerar hipóteses pré-estabelecidas.