A objetivação maior deste trabalho é a procura pela efetivação da interação, com apoio nos recursos audiovisuais, entre as várias formas comunicativas, as quais sugerem visões diversas de interpretação no que concerne ao ensino de Literatura – qual sentido de ensino-aprendizagem almeja-se nessa área? Quais resultados são desejados? Com respaldo em “O ensino da literatura e a problemática dos gêneros literários”, de Cristina Mello (1998) e “Ler e compreender os sentidos do texto”, de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2011), que reconhecem, respectivamente, a necessidade de estudo dos diversos gêneros literários como facilitador do processo de compreensão, buscamos explicar o papel do aluno como construtor crítico de significados das análises literárias e a importância da interação do aluno com o texto e o autor, causa do processo de reflexão através da inferência pragmática. Para tanto, tem-se em mente a quebra de paradigmas escolares como, por exemplo, a afirmação de que não é possível e não proveitoso ler e analisar uma obra literária em sala de aula e a inexistência do professor como mediador do processo de compreensão do discente, usando os recursos audiovisuais a fim de facilitar a interdisciplinaridade. Desse modo, pode-se elencar o quão indispensável é tentar mediar para os alunos práticas de ensino mais dinâmicas, que sejam mais atrativas e que agucem também sua capacidade criativa, ajudando assim a desenvolver os alunos como sujeitos construtores de significações a partir das diversas linguagens – e não só a verbal, como há muito vista como única. Tais mediações são de extrema importância para a ampliação do letramento do alunado, independente da área focalizada, resultando assim maior aproveitamento, inclusive, do processo de letramento.