Distingue-se no momento atual a necessidade de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade, para uma efetividade de ações e mudanças de cunho socioambiental, que possam enfrentar e/ ou mitigar os graves problemas ambientais, que despontam, no mundo, de modo acelerado e destrutivo. Este trabalho enfatiza a importância da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar para a formação de sujeitos sensibilizados e conscientes, envolvidos com a dimensão do desenvolvimento humano e da sustentabilidade planetária. Considerando a importância do tema, este trabalho tem por objetivo, observar e identificar, no contexto escolar, a existência e efetividade de práticas voltadas para a introdução e desenvolvimento da Educação Ambiental, em escolas do município de Serra Talhada-PE. Através de um estudo de campo, correlacionando à observação participante e a entrevista, para obtenção das informações. Como resultado, percebeu-se, a necessidade de formulações de práticas metodológicas educacionais, condizentes com a realidade de cada localidade e o aprofundamento ao debate da importância do trabalho de forma contínua e não só pontual, que direcionem ações ajustadas à construção de saberes, para a formação de cidadãos ecos-responsáveis e legítimos diante desse processo de ajustamento.