Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL?

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, KITS DE ROBÓTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7674
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 621
    "inscrito_id" => 1853
    "titulo" => "O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL?"
    "resumo" => "Com a inserção de kits de Robótica Educacional (RE) em cerca de 150 escolas estaduais do Estado da Paraíba é de extrema importância às pesquisas a nível superior sobre possibilidades de como fazer uso destes kits para o auxílio do ensino-aprendizagem. A presente pesquisa qualitativa tem como base a análise de Questionários respondidos por docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, a fim de diagnosticar suas percepções e conhecimento acerca da Robótica Educacional, já que, os sujeitos da pesquisa são os maiores precursores na formação de futuros professores de Matemática. A pesquisa é fruto de um projeto em andamento OBEDUC/CAPES, onde o mesmo está vinculado a UFMS, UEPB e UFAL. Uma das Equipes da UEPB – Robótica na Educação Matemática – formado por um mestrando, dois professores da escola básica e dois graduandos do Curso de Matemática, pesquisa possibilidades da aplicação dos kits de Robótica no Ensino da Matemática, a partir de estudos, leituras acerca do assunto e desenvolvimento de atividades com os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. A Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, localizada em Campina Grande, Paraíba, foi uma das escolas contempladas com os kits de Robótica Educacional, onde na mesma, se fará presenta o desenvolvimento da Equipe de Robótica. Os resultados da pesquisa realizada com os docentes do Curso de Matemática foram bem diferentes das expectativas, de modo que, é necessário criar uma conexão entre escolas e universidades, a fim de proporcionar um melhor aprendizado tanto para professores a nível universidade e escola básica, como também para alunos universitários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, KITS DE ROBÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_00_44_11_idinscrito_1853_e967cf52f2e2087f828f8ec70b1a489b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRINE FARIAS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "THAYRINE"
    "autor_email" => "thayrinec@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7674
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 621
    "inscrito_id" => 1853
    "titulo" => "O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL?"
    "resumo" => "Com a inserção de kits de Robótica Educacional (RE) em cerca de 150 escolas estaduais do Estado da Paraíba é de extrema importância às pesquisas a nível superior sobre possibilidades de como fazer uso destes kits para o auxílio do ensino-aprendizagem. A presente pesquisa qualitativa tem como base a análise de Questionários respondidos por docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, a fim de diagnosticar suas percepções e conhecimento acerca da Robótica Educacional, já que, os sujeitos da pesquisa são os maiores precursores na formação de futuros professores de Matemática. A pesquisa é fruto de um projeto em andamento OBEDUC/CAPES, onde o mesmo está vinculado a UFMS, UEPB e UFAL. Uma das Equipes da UEPB – Robótica na Educação Matemática – formado por um mestrando, dois professores da escola básica e dois graduandos do Curso de Matemática, pesquisa possibilidades da aplicação dos kits de Robótica no Ensino da Matemática, a partir de estudos, leituras acerca do assunto e desenvolvimento de atividades com os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. A Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, localizada em Campina Grande, Paraíba, foi uma das escolas contempladas com os kits de Robótica Educacional, onde na mesma, se fará presenta o desenvolvimento da Equipe de Robótica. Os resultados da pesquisa realizada com os docentes do Curso de Matemática foram bem diferentes das expectativas, de modo que, é necessário criar uma conexão entre escolas e universidades, a fim de proporcionar um melhor aprendizado tanto para professores a nível universidade e escola básica, como também para alunos universitários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, KITS DE ROBÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_00_44_11_idinscrito_1853_e967cf52f2e2087f828f8ec70b1a489b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRINE FARIAS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "THAYRINE"
    "autor_email" => "thayrinec@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Com a inserção de kits de Robótica Educacional (RE) em cerca de 150 escolas estaduais do Estado da Paraíba é de extrema importância às pesquisas a nível superior sobre possibilidades de como fazer uso destes kits para o auxílio do ensino-aprendizagem. A presente pesquisa qualitativa tem como base a análise de Questionários respondidos por docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, a fim de diagnosticar suas percepções e conhecimento acerca da Robótica Educacional, já que, os sujeitos da pesquisa são os maiores precursores na formação de futuros professores de Matemática. A pesquisa é fruto de um projeto em andamento OBEDUC/CAPES, onde o mesmo está vinculado a UFMS, UEPB e UFAL. Uma das Equipes da UEPB – Robótica na Educação Matemática – formado por um mestrando, dois professores da escola básica e dois graduandos do Curso de Matemática, pesquisa possibilidades da aplicação dos kits de Robótica no Ensino da Matemática, a partir de estudos, leituras acerca do assunto e desenvolvimento de atividades com os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. A Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, localizada em Campina Grande, Paraíba, foi uma das escolas contempladas com os kits de Robótica Educacional, onde na mesma, se fará presenta o desenvolvimento da Equipe de Robótica. Os resultados da pesquisa realizada com os docentes do Curso de Matemática foram bem diferentes das expectativas, de modo que, é necessário criar uma conexão entre escolas e universidades, a fim de proporcionar um melhor aprendizado tanto para professores a nível universidade e escola básica, como também para alunos universitários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.