Este estudo busca descrever, analisar e refletir acerca de duas aulas de Inglês ministradas por uma professora de uma escola pública, situada numa cidade do interior do estado da Paraíba, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, turno manhã, entendendo como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso, dos dispositivos móveis e das redes sociais pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Moran (2012) que propõe que a escola deve utilizar a abordagem de informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis, Simon (2012) afirmando que estas podem ser vistas como tecnologias culturais, visto que permitem novas formas de trabalho e ações locais, e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebook pode ser um caminho promissor para a abordagem de conteúdos, já que favorece não somente a interação alunos-alunos, alunos-professor, mas também a visualização e análise de mídias diversas, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem.