Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS E FACEBOOK NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO.

Palavra-chaves: FACEBOOK, DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7702
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 619
    "inscrito_id" => 5036
    "titulo" => "O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS E FACEBOOK NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO."
    "resumo" => "Este estudo busca descrever, analisar e refletir acerca de duas aulas de Inglês ministradas por uma professora de uma escola pública, situada numa cidade do interior do estado da Paraíba, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, turno manhã, entendendo como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso, dos dispositivos móveis e das redes sociais pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Moran (2012) que propõe que a escola deve utilizar a abordagem de informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis, Simon (2012) afirmando que estas podem ser vistas como tecnologias culturais, visto que permitem novas formas de trabalho e ações locais, e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebook pode ser um caminho promissor para a abordagem de conteúdos, já que favorece não somente a interação alunos-alunos, alunos-professor, mas também a visualização e análise de mídias diversas, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_00_34_49_idinscrito_5036_6f57e7d0b6d975a7d1a7ef00cba643ff.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA"
    "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7702
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 619
    "inscrito_id" => 5036
    "titulo" => "O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS E FACEBOOK NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO."
    "resumo" => "Este estudo busca descrever, analisar e refletir acerca de duas aulas de Inglês ministradas por uma professora de uma escola pública, situada numa cidade do interior do estado da Paraíba, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, turno manhã, entendendo como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso, dos dispositivos móveis e das redes sociais pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Moran (2012) que propõe que a escola deve utilizar a abordagem de informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis, Simon (2012) afirmando que estas podem ser vistas como tecnologias culturais, visto que permitem novas formas de trabalho e ações locais, e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebook pode ser um caminho promissor para a abordagem de conteúdos, já que favorece não somente a interação alunos-alunos, alunos-professor, mas também a visualização e análise de mídias diversas, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_00_34_49_idinscrito_5036_6f57e7d0b6d975a7d1a7ef00cba643ff.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA"
    "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este estudo busca descrever, analisar e refletir acerca de duas aulas de Inglês ministradas por uma professora de uma escola pública, situada numa cidade do interior do estado da Paraíba, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, turno manhã, entendendo como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, neste caso, dos dispositivos móveis e das redes sociais pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Moran (2012) que propõe que a escola deve utilizar a abordagem de informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis, Simon (2012) afirmando que estas podem ser vistas como tecnologias culturais, visto que permitem novas formas de trabalho e ações locais, e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebook pode ser um caminho promissor para a abordagem de conteúdos, já que favorece não somente a interação alunos-alunos, alunos-professor, mas também a visualização e análise de mídias diversas, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.