A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JURO SIMPLES E AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NESSE PROCESSO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6768 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1892 "inscrito_id" => 3266 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JURO SIMPLES E AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NESSE PROCESSO." "resumo" => "Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, o professor, especialmente o de Matemática tem procurado inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas suas aulas. É praticamente impossível ler um jornal sem que apareça o símbolo de porcentagem em diversas notícias. Nosso objetivo é mostrar o conceito de Porcentagem e juro simples, qual sua aplicação no dia a dia e como a calculadora pode contribuir na aprendizagem desse conceito e na resolução de problemas que envolvam esses conceitos, tentaremos reconhecer em que aspectos o uso dessa tecnologia pode contribuir para cativar os alunos para as aulas de Matemática e amenizar as dificuldades em relação ao conteúdo. Trata-se de uma Proposta de Atividades, que por meio de leituras, aulas em sala e resolução de problemas, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. Tereza Alves de Moura, situada no bairro Ligeiro, Queimadas, PB, irão: perceber a aplicação do conteúdo Porcentagem e Juro simples no dia a dia, resolver problemas com ajuda do professor; depois em duplas, resolverão problemas sem utilizar a calculadora (Atividade 1); individualmente responder um questionário (Questionário I) explorando o que sabem sobre o uso de calculadoras; resolver em duplas problemas usando calculadora (Atividade 2); e responder um outro questionário (Questionário II) sobre o que acharam do conteúdo, suas aplicações e a utilização da calculadora para resolver problemas. Desejamos contribuir de forma significativa com a aprendizagem dos alunos, que eles percebam que a Matemática está presente em muitas situações do cotidiano, em especial, o conteúdo de Porcentagem e juro simples. Conheçam bem a calculadora, percebam padrões e aprendam a utilizá-la de forma adequada em situações do dia a dia percebendo que mesmo utilizando a calculadora eles precisam pensar e entender o problema, pois caso contrário o uso desse recurso será em vão. Que através da contextualização dos conteúdos e a utilização da calculadora, possamos desenvolver um processo significativo de ensino e aprendizagem, e motivar os alunos a participarem das aulas com a intenção de amenizar o fracasso escolar. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de forma que desenvolveram diversas habilidades em cálculo, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar na realidade dos alunos, percebessem que a interpretação do problema é o primeiro passo para a resolução do mesmo, pois mesmo com a utilização da calculadora se não houver o entendimento do problema este não será solucionado, estimulou outros professores a utilizar o recurso em sala de aula. Através da contextualização dos conteúdos e a valorização do saber dos alunos, desenvolvemos um processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem, motivando os alunos a participarem das aulas diminuindo o fracasso escolar e a aversão à Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA FINANCEIRA, CALCULADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_13_48_16_idinscrito_3266_1b24152cf3b5894a6fbad28d53d38b6c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE GOMES DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALANE GOMES" "autor_email" => "alane.galb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6768 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1892 "inscrito_id" => 3266 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JURO SIMPLES E AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA NESSE PROCESSO." "resumo" => "Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, o professor, especialmente o de Matemática tem procurado inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas suas aulas. É praticamente impossível ler um jornal sem que apareça o símbolo de porcentagem em diversas notícias. Nosso objetivo é mostrar o conceito de Porcentagem e juro simples, qual sua aplicação no dia a dia e como a calculadora pode contribuir na aprendizagem desse conceito e na resolução de problemas que envolvam esses conceitos, tentaremos reconhecer em que aspectos o uso dessa tecnologia pode contribuir para cativar os alunos para as aulas de Matemática e amenizar as dificuldades em relação ao conteúdo. Trata-se de uma Proposta de Atividades, que por meio de leituras, aulas em sala e resolução de problemas, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. Tereza Alves de Moura, situada no bairro Ligeiro, Queimadas, PB, irão: perceber a aplicação do conteúdo Porcentagem e Juro simples no dia a dia, resolver problemas com ajuda do professor; depois em duplas, resolverão problemas sem utilizar a calculadora (Atividade 1); individualmente responder um questionário (Questionário I) explorando o que sabem sobre o uso de calculadoras; resolver em duplas problemas usando calculadora (Atividade 2); e responder um outro questionário (Questionário II) sobre o que acharam do conteúdo, suas aplicações e a utilização da calculadora para resolver problemas. Desejamos contribuir de forma significativa com a aprendizagem dos alunos, que eles percebam que a Matemática está presente em muitas situações do cotidiano, em especial, o conteúdo de Porcentagem e juro simples. Conheçam bem a calculadora, percebam padrões e aprendam a utilizá-la de forma adequada em situações do dia a dia percebendo que mesmo utilizando a calculadora eles precisam pensar e entender o problema, pois caso contrário o uso desse recurso será em vão. Que através da contextualização dos conteúdos e a utilização da calculadora, possamos desenvolver um processo significativo de ensino e aprendizagem, e motivar os alunos a participarem das aulas com a intenção de amenizar o fracasso escolar. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de forma que desenvolveram diversas habilidades em cálculo, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar na realidade dos alunos, percebessem que a interpretação do problema é o primeiro passo para a resolução do mesmo, pois mesmo com a utilização da calculadora se não houver o entendimento do problema este não será solucionado, estimulou outros professores a utilizar o recurso em sala de aula. Através da contextualização dos conteúdos e a valorização do saber dos alunos, desenvolvemos um processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem, motivando os alunos a participarem das aulas diminuindo o fracasso escolar e a aversão à Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA FINANCEIRA, CALCULADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_13_48_16_idinscrito_3266_1b24152cf3b5894a6fbad28d53d38b6c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE GOMES DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALANE GOMES" "autor_email" => "alane.galb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }