Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, o professor, especialmente o de Matemática tem procurado inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas suas aulas. É praticamente impossível ler um jornal sem que apareça o símbolo de porcentagem em diversas notícias. Nosso objetivo é mostrar o conceito de Porcentagem e juro simples, qual sua aplicação no dia a dia e como a calculadora pode contribuir na aprendizagem desse conceito e na resolução de problemas que envolvam esses conceitos, tentaremos reconhecer em que aspectos o uso dessa tecnologia pode contribuir para cativar os alunos para as aulas de Matemática e amenizar as dificuldades em relação ao conteúdo. Trata-se de uma Proposta de Atividades, que por meio de leituras, aulas em sala e resolução de problemas, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. Tereza Alves de Moura, situada no bairro Ligeiro, Queimadas, PB, irão: perceber a aplicação do conteúdo Porcentagem e Juro simples no dia a dia, resolver problemas com ajuda do professor; depois em duplas, resolverão problemas sem utilizar a calculadora (Atividade 1); individualmente responder um questionário (Questionário I) explorando o que sabem sobre o uso de calculadoras; resolver em duplas problemas usando calculadora (Atividade 2); e responder um outro questionário (Questionário II) sobre o que acharam do conteúdo, suas aplicações e a utilização da calculadora para resolver problemas. Desejamos contribuir de forma significativa com a aprendizagem dos alunos, que eles percebam que a Matemática está presente em muitas situações do cotidiano, em especial, o conteúdo de Porcentagem e juro simples. Conheçam bem a calculadora, percebam padrões e aprendam a utilizá-la de forma adequada em situações do dia a dia percebendo que mesmo utilizando a calculadora eles precisam pensar e entender o problema, pois caso contrário o uso desse recurso será em vão. Que através da contextualização dos conteúdos e a utilização da calculadora, possamos desenvolver um processo significativo de ensino e aprendizagem, e motivar os alunos a participarem das aulas com a intenção de amenizar o fracasso escolar. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de forma que desenvolveram diversas habilidades em cálculo, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar na realidade dos alunos, percebessem que a interpretação do problema é o primeiro passo para a resolução do mesmo, pois mesmo com a utilização da calculadora se não houver o entendimento do problema este não será solucionado, estimulou outros professores a utilizar o recurso em sala de aula. Através da contextualização dos conteúdos e a valorização do saber dos alunos, desenvolvemos um processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem, motivando os alunos a participarem das aulas diminuindo o fracasso escolar e a aversão à Matemática.