Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento no curso do mestrado formação de professores da educação básica na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a função do marcador conversacional né nas entrevistas realizadas com os professores da educação básica, em particular professores de Geografia e Historia, onde procuremos identificar as principais dificuldades dos professores em trabalhar com ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em suas aulas. Os entrevistados são dois professores dos sétimos (7º anos) do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Mogeiro/PB.A escolha desse marcador conversacional (MC) decorre da verificação de maior recorrência nas falas dos professores durante as entrevistas. Os MCs são elementos muito frequentes, típicos da oralidade e atuam como elementos de coesão e coerência ao que se fala. Assim, esta pesquisa toma como base teórica os estudos da linguística na área da pragmática (LEVINSON, 1983), na Análise da Conversação (MARCUSCHI, 2003; URBANO, 2003) e na Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982).