O emprego de representações de dados estatísticos por meio de gráficos e tabelas está cada vez mais presente no nosso cotidiano, os meios de comunicação, como jornais, revistas e outras mídias, faz usos dessas ferramentas para promover as notícias de forma rápida e resumida, a um maior número de pessoas possíveis. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática realizada com alunos do 7º ano em atividade que exploravam a habilidade de analisar e construir Gráficos e Tabelas. Assim, trabalhamos com 38 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Região Metropolitana do Recife. Realizamos essa sequência em quatro etapas, sendo que a 1ª teve como objetivo apresentar os conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Mostramos situações representadas em gráficos e tabelas encontradas em nosso cotidiano. Na Etapa 2 realizamos uma exposição prática de como construir uma pesquisa. Os participantes tiveram que construir e organizar um banco de dados. Na Etapa 3 os alunos construíram tabelas e gráficos de acordo com o que foi coletado na fase anterior. Já na 4ª, denominada de avaliação do conhecimento individual dos alunos. Solicitamos aos mesmos que realizassem, a partir de um texto extraído do IBGE, os gráficos e as tabelas. Assim poder verificar o ganho de aprendizados dos mesmos após serem submetidos à sequência. Diante dos resultados constatamos que nenhum aluno foi capaz, na 4ª Etapa de realizar 100% das atividades corretamente, visto que só tivemos acertos parciais. O que nos demonstra a necessidade de intervenções pontuais no que se referem aos elementos que constituem a construção de gráficos e tabelas.Uma vez que, percebemos que os alunos não conseguem representar corretamente todos os elementos essenciais de uma tabela (título, descritor, sistematização dos dados, utilização ou não das linhas e colunas) e de um gráfico (nomeação dos eixos, títulos, descrição das variáveis e a escala). Por outro lado, mesmo apresentado dificuldades os participantes apresentaram interesse nas atividades propostas, apresentando acertos parciais, tanto na construção de gráficos como na de tabelas, o que é muito positivo, pois permitiu, de forma gradual, explorar o tema em questão. Contribuir assim, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre gráficos e tabelas. Desse modo, com a sequência didática foi possível perceber que é possível trabalhar com esse conteúdo com alunos dessa escolaridade e constatar a necessidades de intervenções posteriores para com isso promoverem a aprendizagem dos mesmos.