O presente trabalho, de cunho teórico-empírico, pretende analisar os resultados da aplicação de uma atividade desenvolvida para o componente curricular de língua inglesa, em uma turma de 9º ano EJA, de uma escola estadual de ensino noturno na cidade de Campina Grande - Pb, cujo objetivo era despertar a noção de consciência cultural nos alunos. O fato de o ensino de idiomas abordar, geralmente, aspectos linguísticos e se efetivar em situações descontextualizadas, motivou à elaboração da atividade que ressaltava o conteúdo de cultura, na premissa de que a combinação de linguagem e cultura contribuem para uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos. Como aporte teórico para o trabalho, formam adotadas pesquisas desenvolvidas por teóricos como Wilkins (1976), Kramsch (2000), Lima (2009) dentre outros, por defenderem que ensinar cultura significa inserir os aprendizes em um contexto amplo e oferecer-lhes oportunidade para que possam atuar em uma comunidade mais justa de condições sociais e até mesmo no mercado de trabalho, e promover assim, uma educação de inclusão social. Para se constatar tais hipóteses, foi elaborado um material didático que contemplasse o ensino de língua inglesa agregado ao de cultura, e foram selecionados e aplicados conteúdos que permitissem os alunos terem uma ideia dos costumes adotados pelos americanos, mais precisamente relacionados à alimentação e de comportamentos típicos durante as refeições, perceptíveis a partir de textos ora extraídos da internet, ora elaborados para fins didáticos, que se estendeu a uma discussão coletiva com o intuito de promover a comunicação e interação em sala de aula. Após a implementação, os alunos responderam a um questionário sobre a aplicação do projeto e como compreendem consciência cultural. Os resultados obtidos foram satisfatórios no sentido de que os alunos concordaram com o fato de que o ensino de línguas é bem mais significativo quando inserido em um contexto cultural.