Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, POLARIDADE Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7080
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1812
    "inscrito_id" => 4210
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE."
    "resumo" => "O Ensino de Química deve capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento dos discentes como sujeito humano e cidadão. Mas, essa questão está bem distante de nossas escolas, pois a visão de um ensino tradicional ainda é bem presente, resumido a mera decodificação de conceitos e fórmulas restrita a baixo níveis cognitivos.Em relação ao ensino de ciências naturais, pode-se perceber que algumas dificuldades são bastantes corriqueiras e, segundo Kempa (1991 apud SILVA JÚNIOR, FREIRE e SILVA, 2012), podem estar ligadas à natureza do conhecimento prévio ou a dificuldade de dar significância aos conceitos que se almeja que os estudantes aprendam; às ligações entre a demanda ou complexidade de uma atividade a ser aprendida e a capacidade do estudante para organizar e processar a informação; aptidão linguística; à falta de afinidade entre o estilo de aprendizagem do estudante e a didática do professor.Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar quais as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam a partir de uma sequência didática aplicada em sala de aula numa perspectiva problematizadora, contextualizada e construtivista para o conteúdo de polaridade com sujeitos de uma turma do 1° ano de uma uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza quali-quatitativa.A atividade foi aplicada com vinte e cinco estudantes de uma turma no 1° ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio para avaliação das dificuldades de aprendizagem . Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário com questões conceituais. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades em assimilar o conteúdo de polaridade, havendo a necessidade de trazer consigo conteúdos de base importantes como: Tabela Periódica, Ligações Químicas e Geometria Molecular, afim de compreender melhor tal conteúdo. Apesar das dificuldades encontradas, a sequência didática contribuiu na motivação dos alunos, na autonomia e tomada de decisões, como também oportunizou o aprendizado para os estagiários no processo de planejamento e execução de sequências didáticas para compreender melhor as limitações que ocorrem no processo de ensino, buscando através da ação e reflexão, ajudar a minimizar as dificuldades que os alunos enfrentam no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, POLARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_53_27_idinscrito_4210_42a1692ccb3bbf76254fdc5a128ac5bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO PEREIRA"
    "autor_email" => "thiagoellisson@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFRN/ UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7080
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1812
    "inscrito_id" => 4210
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE."
    "resumo" => "O Ensino de Química deve capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento dos discentes como sujeito humano e cidadão. Mas, essa questão está bem distante de nossas escolas, pois a visão de um ensino tradicional ainda é bem presente, resumido a mera decodificação de conceitos e fórmulas restrita a baixo níveis cognitivos.Em relação ao ensino de ciências naturais, pode-se perceber que algumas dificuldades são bastantes corriqueiras e, segundo Kempa (1991 apud SILVA JÚNIOR, FREIRE e SILVA, 2012), podem estar ligadas à natureza do conhecimento prévio ou a dificuldade de dar significância aos conceitos que se almeja que os estudantes aprendam; às ligações entre a demanda ou complexidade de uma atividade a ser aprendida e a capacidade do estudante para organizar e processar a informação; aptidão linguística; à falta de afinidade entre o estilo de aprendizagem do estudante e a didática do professor.Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar quais as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam a partir de uma sequência didática aplicada em sala de aula numa perspectiva problematizadora, contextualizada e construtivista para o conteúdo de polaridade com sujeitos de uma turma do 1° ano de uma uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza quali-quatitativa.A atividade foi aplicada com vinte e cinco estudantes de uma turma no 1° ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio para avaliação das dificuldades de aprendizagem . Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário com questões conceituais. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades em assimilar o conteúdo de polaridade, havendo a necessidade de trazer consigo conteúdos de base importantes como: Tabela Periódica, Ligações Químicas e Geometria Molecular, afim de compreender melhor tal conteúdo. Apesar das dificuldades encontradas, a sequência didática contribuiu na motivação dos alunos, na autonomia e tomada de decisões, como também oportunizou o aprendizado para os estagiários no processo de planejamento e execução de sequências didáticas para compreender melhor as limitações que ocorrem no processo de ensino, buscando através da ação e reflexão, ajudar a minimizar as dificuldades que os alunos enfrentam no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, POLARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_53_27_idinscrito_4210_42a1692ccb3bbf76254fdc5a128ac5bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO PEREIRA"
    "autor_email" => "thiagoellisson@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFRN/ UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O Ensino de Química deve capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento dos discentes como sujeito humano e cidadão. Mas, essa questão está bem distante de nossas escolas, pois a visão de um ensino tradicional ainda é bem presente, resumido a mera decodificação de conceitos e fórmulas restrita a baixo níveis cognitivos.Em relação ao ensino de ciências naturais, pode-se perceber que algumas dificuldades são bastantes corriqueiras e, segundo Kempa (1991 apud SILVA JÚNIOR, FREIRE e SILVA, 2012), podem estar ligadas à natureza do conhecimento prévio ou a dificuldade de dar significância aos conceitos que se almeja que os estudantes aprendam; às ligações entre a demanda ou complexidade de uma atividade a ser aprendida e a capacidade do estudante para organizar e processar a informação; aptidão linguística; à falta de afinidade entre o estilo de aprendizagem do estudante e a didática do professor.Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar quais as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam a partir de uma sequência didática aplicada em sala de aula numa perspectiva problematizadora, contextualizada e construtivista para o conteúdo de polaridade com sujeitos de uma turma do 1° ano de uma uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza quali-quatitativa.A atividade foi aplicada com vinte e cinco estudantes de uma turma no 1° ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio para avaliação das dificuldades de aprendizagem . Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário com questões conceituais. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades em assimilar o conteúdo de polaridade, havendo a necessidade de trazer consigo conteúdos de base importantes como: Tabela Periódica, Ligações Químicas e Geometria Molecular, afim de compreender melhor tal conteúdo. Apesar das dificuldades encontradas, a sequência didática contribuiu na motivação dos alunos, na autonomia e tomada de decisões, como também oportunizou o aprendizado para os estagiários no processo de planejamento e execução de sequências didáticas para compreender melhor as limitações que ocorrem no processo de ensino, buscando através da ação e reflexão, ajudar a minimizar as dificuldades que os alunos enfrentam no processo de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.