Refletir a partir do ensino fundamental I a questão em torno do racismo e discriminação é primordial, para que possamos entender como no espaço educativo escolar, entre crianças deste nível de ensino, tais posicionamentos são vislumbrados e de que maneira à luz da educação étnico-racial estas questões podem ser problematizadas. Neste artigo, nosso objetivo é analisar a partir de experiência de pesquisa nos anos iniciais, a educação das relações étnico-raciais na perspectiva da negritude tendo como foco o racismo e a discriminação no ambiente escolar. Nossa proposta é discutir como na escola estas questões são elencadas tanto nos olhares do docente como no posicionamento dos alunos. Como referencial teórico, este estudo fundamenta-se nas discussões de ADESKY (2002), CARVALHO (2009), MUNANGA (2005), SANTOS (1984), para pensar sobre o racismo e a discriminação. Na abordagem metodológica, no referenciamos numa pesquisa bibliográfica e documental, bem como numa pesquisa empírica realizada com alunos e alunas do fundamental I de uma escola pública de Campina Grande-PB, em que foram aplicados questionários com estes estudantes no sentido de perceber as suas percepções sobre o tema em pauta. Trata-se de um relato de experiência de pesquisa, de um trabalho de conclusão de curso em andamento, onde a partir da experiência realizada na escola, obtivemos as impressões iniciais da pesquisa e também como neste ambiente é possível perceber as práticas de discriminação e racismo.