Esta pesquisa teve como objetivo classificar o grau de consciência ambiental dos consumidores.Tendo como observação uma sociedade atual que é tomada por um modelo econômico que os leva ao consumo exacerbado de vários produtos, onde o excesso acaba em imensuráveis danos para o meio ambiente. Assim é necessário que se tenha um modelo sustentável de consumo para ser seguido, o que poderá mudar a forma de consumo. Onde a identificação de consumidores conscientes é extremamente importante. Para obtenção dos dados neste estudo foi utilizada uma pesquisa de campo no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias – CCHSA, Campus III da Universidade Federal da Paraíba. Tendo como público alvo alunos e professores. A pesquisa utilizada teve um caráter qualitativo e exploratório. A técnica utilizada foi um questionário elaborado por Bertoliny e Possamai (2005) e adaptado para esta pesquisa. O mesmo foi aplicado em 30 (trinta) participantes. Depois que responderam o questionário, foram utilizadas médias ponderada para calcular o grau de conscientização ecológica e, posteriormente, para estimar ograu de consumo ecologicamente correto. O grau de conscientização obtido na pesquisa foi um consumidor pouco consciente, com 2,89 para o grau de conscientização dos consumidores e 2,42 para grau de consumo ecologicamente correto. Não é preciso esperar mais para visualizar os riscos sobre as limitações de sobrevivência, principalmente, se houver continuidade no consumo desenfreada, onde só se preocupa em comprar e não no que será feito depois quando este produto não tiver mais utilidade. O consumidor consciente é um novo perfil de consumidores que vem ficando em numero cada vez maior no mundo, pessoas dedicadas e determinadas a garantir uma qualidade de vida aceitável às futuras gerações.