A IMPORTÂNCIA DO PIBID/SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES.Gilmária da silva Lopes – UFCG- gilmarialopes2011@gmail.com O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIPID/SOCIOLOGIA) da Universidade Federal de Campina-UFCG Campus Sumé/CDSA promove aos alunos de graduação uma oportunidade de qualificação na sua formação acadêmica, pois o mesmo oferece uma relação entre a teoria vista na graduação e a realidade do âmbito escolar da rede publica de ensino, tendo como objetivo a proporcionalidade da extensão, da pesquisa, e do ensino. Os pibidianos planejam aulas no macro campos de sociologia com a presença da supervisora de cada área. Este programa de iniciação à docência desenvolve dentre as suas atividades, subprojetos como cineclube e sala de leitura na qual busca trabalhar temáticas dentro da realidade dos alunos contextualizando com os temas abordados na disciplina. Além de contribuir na valorização do magistério, o Pibid vai subsidiar aos membros novas experiências acerca da dinâmica existente entre os professores atuantes com os futuros profissionais de ensino permitindo com que estes discentes ganhem suporte teórico, no qual vai alimentar ainda mais o seu conhecimento sociológico. Tendo em vista a desvalorização dos alunos para ingressarem nas licenciaturas este programa busca incentivar a permanência dos graduandos, desse modo evitando a evasão nas licenciaturas. Dentro do que do foi exposto acerca do Pibid buscamos apresentar a importância na formação de um graduando que está vinculado ao programa, pois este tem uma qualificação diversificada pelo fato de estar atuando em sala de aula; elaborando plano de aula; planejando os conceitos a serem trabalhados com o auxílio do livro didático; buscando interdisciplinaridade com conteúdos/ disciplinas, além disso, os pibidianos ao entrar em contato com a realidade do cotidiano escolar, têm a clareza se realmente desejam ter a formação como docente. O objetivo é refletir acerca dos impactos da experiência de inserção durante a formação acadêmica, durante a participação como bolsistas do PIBID, considerando a formação inicial. Como objetivos específicos destacam-se: identificar a complexidade do cotidiano escolar; Relacionar os pressupostos do currículo oficial com o currículo manifesto; Analisar os impactos que a participação no PIBID pode acarretar na formação inicial à docência. O projeto busca desenvolver atividades que tem como objetivo promover a construção do conhecimento, uma relação de ensino-aprendizagem.