Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7028
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 911
    "inscrito_id" => 3768
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O conhecimento da psicologia utilizado em favor da educação data do final do século XIX e início do século XX, a qual é atualmente conhecida como Psicologia escolar/educacional. No início, os psicólogos desta área atuavam em problemas escolares, cuja preocupação básica estava ligada às crianças que manifestavam retardamento moral, mental ou físico, inseridas no processo escolar. Nas décadas de 70 e 80 começaram a surgir duras críticas em relação ao modelo clinico de atuação do psicólogo escolar/educacional. Saindo de uma psicologia naturalizante, patologizante e individualista, surgiu uma nova psicologia comprometida com a realidade social e levando em consideração os determinantes socioculturais relacionados ao fenômeno educacional. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Acredita-se que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_57_00_idinscrito_3768_5f3433e94387228887d6c3080bec8ec7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO GUEDES DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO AUGUSTO"
    "autor_email" => "pedro_agf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7028
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 911
    "inscrito_id" => 3768
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O conhecimento da psicologia utilizado em favor da educação data do final do século XIX e início do século XX, a qual é atualmente conhecida como Psicologia escolar/educacional. No início, os psicólogos desta área atuavam em problemas escolares, cuja preocupação básica estava ligada às crianças que manifestavam retardamento moral, mental ou físico, inseridas no processo escolar. Nas décadas de 70 e 80 começaram a surgir duras críticas em relação ao modelo clinico de atuação do psicólogo escolar/educacional. Saindo de uma psicologia naturalizante, patologizante e individualista, surgiu uma nova psicologia comprometida com a realidade social e levando em consideração os determinantes socioculturais relacionados ao fenômeno educacional. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Acredita-se que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_57_00_idinscrito_3768_5f3433e94387228887d6c3080bec8ec7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO GUEDES DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO AUGUSTO"
    "autor_email" => "pedro_agf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O conhecimento da psicologia utilizado em favor da educação data do final do século XIX e início do século XX, a qual é atualmente conhecida como Psicologia escolar/educacional. No início, os psicólogos desta área atuavam em problemas escolares, cuja preocupação básica estava ligada às crianças que manifestavam retardamento moral, mental ou físico, inseridas no processo escolar. Nas décadas de 70 e 80 começaram a surgir duras críticas em relação ao modelo clinico de atuação do psicólogo escolar/educacional. Saindo de uma psicologia naturalizante, patologizante e individualista, surgiu uma nova psicologia comprometida com a realidade social e levando em consideração os determinantes socioculturais relacionados ao fenômeno educacional. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Acredita-se que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.