CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7028 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 911 "inscrito_id" => 3768 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "O conhecimento da psicologia utilizado em favor da educação data do final do século XIX e início do século XX, a qual é atualmente conhecida como Psicologia escolar/educacional. No início, os psicólogos desta área atuavam em problemas escolares, cuja preocupação básica estava ligada às crianças que manifestavam retardamento moral, mental ou físico, inseridas no processo escolar. Nas décadas de 70 e 80 começaram a surgir duras críticas em relação ao modelo clinico de atuação do psicólogo escolar/educacional. Saindo de uma psicologia naturalizante, patologizante e individualista, surgiu uma nova psicologia comprometida com a realidade social e levando em consideração os determinantes socioculturais relacionados ao fenômeno educacional. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Acredita-se que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_57_00_idinscrito_3768_5f3433e94387228887d6c3080bec8ec7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO GUEDES DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "PEDRO AUGUSTO" "autor_email" => "pedro_agf@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7028 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 911 "inscrito_id" => 3768 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "O conhecimento da psicologia utilizado em favor da educação data do final do século XIX e início do século XX, a qual é atualmente conhecida como Psicologia escolar/educacional. No início, os psicólogos desta área atuavam em problemas escolares, cuja preocupação básica estava ligada às crianças que manifestavam retardamento moral, mental ou físico, inseridas no processo escolar. Nas décadas de 70 e 80 começaram a surgir duras críticas em relação ao modelo clinico de atuação do psicólogo escolar/educacional. Saindo de uma psicologia naturalizante, patologizante e individualista, surgiu uma nova psicologia comprometida com a realidade social e levando em consideração os determinantes socioculturais relacionados ao fenômeno educacional. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Acredita-se que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_57_00_idinscrito_3768_5f3433e94387228887d6c3080bec8ec7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO GUEDES DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "PEDRO AUGUSTO" "autor_email" => "pedro_agf@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }