Este trabalho enfatiza a discussão sobre a importância da formação docente, especialmente no âmbito do espaço acadêmico, destacando a relevância da formação inicial, sendo esta analisada por meio da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia, componente curricular ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande-PB. Dessa forma, o objetivo desse estudo é trazer uma reflexão do estágio, relacionando teoria e prática, ou seja, destacando especialmente a importância de valorizar o aluno estagiário e o docente regente da escola acolhedora para a realização do estágio, sobretudo as que são localizadas na periferia de Campina Grande, espaço este contraditório, pois de um lado existem conflitos e do outro esta a escola, espaço central da mudança educacional dos jovens, adultos e crianças, justamente pelo fato de realizarem projetos, e planejamentos que buscam reduzir o quadro de marginalização da população. Metodologicamente este estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo. Para construir o presente estudo, os procedimentos metodológicos, caracterizam como objeto de estudo o Estágio Supervisionado, e como sujeito os alunos estagiários. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado em Geografia da UEPB, prepara o futuro docente para vivenciar os desafios do mundo atual, no qual a escola possui um papel importante e singular, na construção da formação humana e cidadã, unido as instituições escolares públicas e a academia. Nessa perspectiva, a formação docente não é algo simples, sobretudo em Geografia, pois o papel social dessa disciplina é extremamente importante por formar raciocínios, conceitos e conhecimentos sobre o espaço, sua dinâmica e contaste social, sendo pertinente dar vez e voz aos alunos estagiários para construir, reconstruir e desconstruir a relação entre universidade e escola, por isso o estágio é uma disciplina indispensável para vida docente, sendo este o grande laboratório da profissão.