SILVA, Shuellen Cristina Pereira Da et al.. Formação continuada: papeis e atores. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7312>. Acesso em: 28/12/2024 07:03
Este artigo tem como finalidade pesquisar e analisar questões fundamentais na formação docente, com enfoque no despreparo dos docentes, coordenadores e gestores escolares, diante dos novos desafios que surgem cotidianamente, devido às novas demandas e exigências da atualidade, focando aqui a formação continuada dos diversos atores que compõe o espaço escolar, como o gestor, o coordenador pedagógico e os professores, onde se é questionado primeiramente se a formação inicial desses profissionais é suficiente para o papel que ele atua e se na preparação ou formação continuada, caso esta aconteça, está se levando em conta, os reais problemas e necessidades das escolas públicas e privadas, para que o seu efeito principal seja a busca de promover um real impacto na aprendizagem dos educandos. Metodologicamente baseamos nossa pesquisa em um estudo bibliográfico, partindo de conceitos e opiniões de autores embasados no tema e tendo como suporte uma pesquisa de campo realizada em duas escolas na cidade de Parnaíba/PI, uma escola pública e outra particular. Concluímos que para o enfrentamento de todas as exigências que aparecem no mundo contemporâneo, são exigidas dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, uma capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças e eis o “x” da questão a necessidade de uma formação continuada. Levamos em consideração em nossa pesquisa teórica, autores como LIBÂNEO (2001), PIMENTA (1999), SANTOS (2008) e outros.