O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender quais as dificuldades que os alunos do 6º ano apresentam na resolução de questões problematizadas de adição e subtração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez localizada na cidade de Mamanguape/PB. Sabemos que a resolução de problemas há muito tempo é uma metodologia muito eficiente quando se trata na busca de resultados, um método que permite desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar matematicamente. Porém, infelizmente esse trabalho ainda não é uma prática muito comum em sala de aula. A resolução dessas questões trazem desafios para os alunos e permitem desenvolver capacidades de construção e de ampliar seus conhecimentos. No entanto, devemos saber que as dificuldades variam de aluno para aluno.Para muitos professores o fato de se trabalhar apenas com as operações básicas e o aluno ter domínio sobre elas já é o suficiente, como a aplicação de exercícios em sala de aula onde o aluno apenas lê o que está escrito, extrai as informações necessárias e pratica, ou seja, dessa forma para os professores o aluno está preparado para resolver qualquer situação no estudo da Matemática. Porém, sabemos que para resolver uma situação deste tipo o aluno além de saber as operações ele precisa principalmente pensar matematicamente para poder desenvolver seu raciocínio e por em prática na hora da resolução.Para a verificação deste estudo serão trabalhadas em sala de aula as duas operações as de adição e subtração nos conjuntos dos números naturais. Será elaborado um questionário com três questões problematizadas uma com a operação da adição, outra com a operação da subtração e a terceira será uma questão com as duas operações em uma única questão que permitirá identificar nos resultados apresentados pelos alunos onde e quais são as dificuldades que se pretende descobrir com esse projeto.Esta pesquisa tem como finalidade destacar a importância de se trabalhar resolução de problemas como estratégias de ensino onde o aluno aprenda a solucionar questões problematizadas e desenvolva as habilidades de raciocino, do pensar, do conhecer, identificar através do questionário aplicado aos alunos as dificuldades apresentadas com relação a essa problemática, analisar os resultados obtidos e compreender tendo em vista contribuir para a formação dos alunos nesse processo da aprendizagem.