Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

Palavra-chaves: DIFICULDADES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7088
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 4766
    "titulo" => "DIFICULDADES DE ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?"
    "resumo" => "O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender quais as dificuldades que os alunos do 6º ano apresentam na resolução de questões problematizadas de adição e subtração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez localizada na cidade de Mamanguape/PB. Sabemos que a resolução de problemas há muito tempo é uma metodologia muito eficiente quando se trata na busca de resultados, um método que permite desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar matematicamente. Porém, infelizmente esse trabalho ainda não é uma prática muito comum em sala de aula. A resolução dessas questões trazem desafios para os alunos e permitem desenvolver capacidades de construção e de ampliar seus conhecimentos. No entanto, devemos saber que as dificuldades variam de aluno para aluno.Para muitos professores o fato de se trabalhar apenas com as operações básicas e o aluno ter domínio sobre elas já é o suficiente, como a aplicação de exercícios em sala de aula onde o aluno apenas lê o que está escrito, extrai as informações necessárias e pratica, ou seja, dessa forma para os professores o aluno está preparado para resolver qualquer situação no estudo da Matemática. Porém, sabemos que para resolver uma situação deste tipo o aluno além de saber as operações ele precisa principalmente pensar matematicamente para poder desenvolver seu raciocínio e por em prática na hora da resolução.Para a verificação deste estudo serão trabalhadas em sala de aula as duas operações as de adição e subtração nos conjuntos dos números naturais. Será elaborado um questionário com três questões problematizadas uma com a operação da adição, outra com a operação da subtração e a terceira será uma questão com as duas operações em uma única questão que permitirá identificar nos resultados apresentados pelos alunos onde e quais são as dificuldades que se pretende descobrir com esse projeto.Esta pesquisa tem como finalidade destacar a importância de se trabalhar resolução de problemas como estratégias de ensino onde o aluno aprenda a solucionar questões problematizadas e desenvolva as habilidades de raciocino, do pensar, do conhecer, identificar através do questionário aplicado aos alunos as dificuldades apresentadas com relação a essa problemática, analisar os resultados obtidos e compreender tendo em vista contribuir para a formação dos alunos nesse processo da aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_13_45_27_idinscrito_4766_afd7c3aeb3e4f9cf0f8d09072270a467.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA KARLA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA KARLA"
    "autor_email" => "renataufpb2010@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7088
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 4766
    "titulo" => "DIFICULDADES DE ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?"
    "resumo" => "O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender quais as dificuldades que os alunos do 6º ano apresentam na resolução de questões problematizadas de adição e subtração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez localizada na cidade de Mamanguape/PB. Sabemos que a resolução de problemas há muito tempo é uma metodologia muito eficiente quando se trata na busca de resultados, um método que permite desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar matematicamente. Porém, infelizmente esse trabalho ainda não é uma prática muito comum em sala de aula. A resolução dessas questões trazem desafios para os alunos e permitem desenvolver capacidades de construção e de ampliar seus conhecimentos. No entanto, devemos saber que as dificuldades variam de aluno para aluno.Para muitos professores o fato de se trabalhar apenas com as operações básicas e o aluno ter domínio sobre elas já é o suficiente, como a aplicação de exercícios em sala de aula onde o aluno apenas lê o que está escrito, extrai as informações necessárias e pratica, ou seja, dessa forma para os professores o aluno está preparado para resolver qualquer situação no estudo da Matemática. Porém, sabemos que para resolver uma situação deste tipo o aluno além de saber as operações ele precisa principalmente pensar matematicamente para poder desenvolver seu raciocínio e por em prática na hora da resolução.Para a verificação deste estudo serão trabalhadas em sala de aula as duas operações as de adição e subtração nos conjuntos dos números naturais. Será elaborado um questionário com três questões problematizadas uma com a operação da adição, outra com a operação da subtração e a terceira será uma questão com as duas operações em uma única questão que permitirá identificar nos resultados apresentados pelos alunos onde e quais são as dificuldades que se pretende descobrir com esse projeto.Esta pesquisa tem como finalidade destacar a importância de se trabalhar resolução de problemas como estratégias de ensino onde o aluno aprenda a solucionar questões problematizadas e desenvolva as habilidades de raciocino, do pensar, do conhecer, identificar através do questionário aplicado aos alunos as dificuldades apresentadas com relação a essa problemática, analisar os resultados obtidos e compreender tendo em vista contribuir para a formação dos alunos nesse processo da aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_13_45_27_idinscrito_4766_afd7c3aeb3e4f9cf0f8d09072270a467.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA KARLA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA KARLA"
    "autor_email" => "renataufpb2010@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender quais as dificuldades que os alunos do 6º ano apresentam na resolução de questões problematizadas de adição e subtração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez localizada na cidade de Mamanguape/PB. Sabemos que a resolução de problemas há muito tempo é uma metodologia muito eficiente quando se trata na busca de resultados, um método que permite desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar matematicamente. Porém, infelizmente esse trabalho ainda não é uma prática muito comum em sala de aula. A resolução dessas questões trazem desafios para os alunos e permitem desenvolver capacidades de construção e de ampliar seus conhecimentos. No entanto, devemos saber que as dificuldades variam de aluno para aluno.Para muitos professores o fato de se trabalhar apenas com as operações básicas e o aluno ter domínio sobre elas já é o suficiente, como a aplicação de exercícios em sala de aula onde o aluno apenas lê o que está escrito, extrai as informações necessárias e pratica, ou seja, dessa forma para os professores o aluno está preparado para resolver qualquer situação no estudo da Matemática. Porém, sabemos que para resolver uma situação deste tipo o aluno além de saber as operações ele precisa principalmente pensar matematicamente para poder desenvolver seu raciocínio e por em prática na hora da resolução.Para a verificação deste estudo serão trabalhadas em sala de aula as duas operações as de adição e subtração nos conjuntos dos números naturais. Será elaborado um questionário com três questões problematizadas uma com a operação da adição, outra com a operação da subtração e a terceira será uma questão com as duas operações em uma única questão que permitirá identificar nos resultados apresentados pelos alunos onde e quais são as dificuldades que se pretende descobrir com esse projeto.Esta pesquisa tem como finalidade destacar a importância de se trabalhar resolução de problemas como estratégias de ensino onde o aluno aprenda a solucionar questões problematizadas e desenvolva as habilidades de raciocino, do pensar, do conhecer, identificar através do questionário aplicado aos alunos as dificuldades apresentadas com relação a essa problemática, analisar os resultados obtidos e compreender tendo em vista contribuir para a formação dos alunos nesse processo da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.