RESUMOA matemática é um processo histórico que foi construído a partir da evolução humana, esse conhecimento se concretizou através do acúmulo de experiências que foi se estruturando e organizando, com características e linguagens próprias. Esse processo foi se estabilizando de acordo com a necessidade do homem e pelas relações que ocorreram no contexto social.Pois é pertinente introduzir o lúdico como recurso pedagógico no ensino da matemática, que tem sido uma das estratégias utilizadas nas práticas educativas para despertar o “prazer” dos alunos pela matemática. O jogo estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático despertando a curiosidade e o interesse do discente pela busca de resposta às suas indagações ao passo de contribuir e minimizar a concepção impregnada no imaginário sócio educacional e quase está sempre presente no contexto escolar, de que os conceitos matemáticos são de difícil compreensão. Este trabalho visa analisarcomo o professor trabalha o lúdico no ensino da matemática na sala de aula. O estudo envolve uma pesquisa de campo. Buscou-se para o alcance do objetivo um roteiro de entrevistas semi-estruturadas com uma docente do Ensino Fundamental I. A análise dos dados norteia-se pela perspectiva teórico-metodológica utilizou-se autores como: Marccarini (2010) Aranão (1997) eVenturini e Guimarães (2010). Os resultados da pesquisa apontaram que o lúdico é pouco utilizado devido às dificuldades de leitura e interpretação dos alunos.