Com sua nova vigência iniciada em março de 2014, o subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem sua base institucional na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo uma das equipes formadas no Centro de Educação e Saúde (CES), na cidade de Cuité - PB. Representa um dos esforços de valorização da carreira docente fomentado pelo governo federal, tendo o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES como um parceiro através da equipe de docentes ligados à proposta. Com isso o projeto “PIBID-Bio” vem atuando, junto aos discentes da graduação, como uma estratégia pedagógica educacional inovadora na formação de professores de Ciências e Biologia. O objetivo desse estudo foi descrever o planejamento, as estratégias e as ações que estão em desenvolvimento em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio do Semiárido paraibano (José Rolderick de Oliveira, cidade de Nova Floresta e José Luiz Neto, em Barra de Santa Rosa). A partir de reuniões e encontros periódicos, os dados foram levantados e registrados na forma de relatos de experiência e registro fotográfico. Após a análise inicial, pontuamos que as ações de planejamento devem sempre contar com a efetiva participação dos professores supervisores, os quais atuam dentro das escolas junto aos alunos bolsistas do projeto. Os supervisores vêm demonstrando, junto com a coordenação do PIBID-Bio, uma preocupação em aplicar modelos de construção coletiva e interdisciplinar, concomitantemente com a problematização e contextualização das ações. As principais estratégias empregadas no presente são a recuperação de espaços de aprendizagem (principalmente laboratórios de ciências) e a adaptação de jogos e modelos didáticos para o melhoramento das condições do processo ensino aprendizagem. As ações visam ao resgate do valor da escola, não só para alunos, professores e gestores, mas também para toda a comunidade através da promoção de debates e atividades sobre questões ambientais, pedagógicas e sociais. Buscamos a formação dos futuros professores, hoje nossos alunos, de maneira a contribuir efetivamente com o cenário educacional brasileiro de forma positiva.